Unidade 1 |
Atenção Domiciliar: território, redes de atenção e necessidades de saúde |
Parte 2 - Redes de atenção à saúde
Território é o espaço, o lugar onde vive as pessoas com as suas características sociais, políticas, culturais e econômicas. É um espaço de organização social, de defesa da vida, de relações de conflito e de produção.
Rede têm diferentes conotações para as pessoas e regiões do nosso país.
Redes de atenção à saúde é uma estratégia de organização do SUS
Objetivos
• Conceituar territórios, regiões de saúde e relação com as Redes de Atenção à Saúde.
• Manejar os dados e informações do Sistema de Informação da Unidade Básica de Saúde (UBS) e rever a configuração do território e o perfil de necessidades da população adscrita.
• Reconhecer os principais aspectos no território para subsidiar o planejamento e o programa de trabalho da Rede Básica de Saúde (RBS).
• Reconhecer a importância do funcionamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS) para o atendimento oportuno à pessoa que necessita de atenção domiciliar.
Para saber Mais
Segundo o MS a Rede caracteriza-se pela formação de relações horizontais entre os pontos de atenção com o centro de comunicação na Atenção Primária à Saúde (APS), pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população, pela responsabilização na atenção contínua e integral, pelo cuidado multiprofissional, pelo compartilhamento de objetivos e compromissos com os resultados sanitários e econômicos. O seu objetivo é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do sistema em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica.
Acesse:
http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2011/img/
07_jan_portaria4279_301210.pdf