Atenção Integral à Saúde da Criança

Promoção e proteção do crescimento e desenvolvimento infantil

Créditos

páginas:

Noções gerais de crescimento e desenvolvimento

As tendências podem indicar que uma criança está bem e em crescimento constante; ou, por outro lado, que ela tem um problema de crescimento ou que está em risco de ter algum problema e deve ser reavaliada em breve. Normalmente, a criança cresce acompanhando a tendência que é, em geral, paralela à mediana e às linhas de z-scores. A maioria das crianças irá crescer seguindo a curva correspondente à linha verde ou escore z 0 ou entre as demais linhas de z scores.

Lembre-se de que, além da altura e do peso, outros importantes marcadores no processo de avaliação do crescimento e desenvolvimento são a idade óssea e a dentição. Esses dois dados informam de maneira precisa o padrão e o período maturacional em que a criança está. É importante considerar que outro aspecto significativo nesse processo é a maturação neurológica. E também de que a mielinização está 90% completa até os 2 anos, os 10% restantes até o final da adolescência.

A maturação neurológica se dá mais rapidamente antes do nascimento. Depois de 15 a 20 semanas e com 30 semanas até 1 ano de idade – até o início da infância. A maturação neurológica é a base para o desenvolvimento da linguagem, do aprendizado e do comportamento.

No que tange à velocidade de crescimento e ao desenvolvimento de algumas partes do corpo, é interessante verificar o gráfico 1, a seguir, que ilustra tais aspectos. Perceba que o sistema linfoide é um dos que alcançam uma maior maturidade apenas aos 10 anos. Isso é importante ao considerarmos as razões que levam os lactentes e pré-escolares a ficarem mais suscetíveis a processos infecciosos.

Gráfico 1: Curvas de crescimento de diferentes partes e tecidos do corpo.
Fonte: BRASIL, 2001, p. 11.

Anders, Boehs, Souza

Tópico 1 - páginas: