Há diversas teorias sobre o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. Genericamente, é importante relembrar que os estágios de desenvolvimento se definem pelos limites etários e pelas tarefas do desenvolvimento. A velocidade do desenvolvimento é codependente de diversos fatores.
Os limites etários podem ser compreendidos como o meio para descrever as características associadas à maioria das crianças nos períodos em que as alterações nítidas do desenvolvimento aparecem e quais tarefas específicas devem ser realizadas.
As tarefas de desenvolvimento se referem às competências e habilidades de cada estágio.
Desse modo, é fundamental que os profissionais da atenção básica estejam preparados para a avaliação dos reflexos.
No quadro 3, você encontrará a descrição dos reflexos primitivos do recém-nascido.

Quadro 3: Avaliação dos reflexos primitivos no recém-nascido.
Fonte: Olhweiler, Silva e Rotta (2005).
Leitura complementar:
Confira aqui o artigo Estudo dos reflexos primitivos em pacientes recém-nascidos pré-termo normais no primeiro ano de vida.
Anders, Boehs, Souza