Atenção Integral à Saúde da Criança

Promoção e proteção do crescimento e desenvolvimento infantil

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Noções gerais de crescimento e desenvolvimento

Nesta seção, é importante que você retome o conteúdo já estudado durante o seu processo de formação na graduação e revise conceitos, como os de crescimento, desenvolvimento, maturação e diferenciação. Aqui faremos uma breve revisão acerca dessas noções a fim de destacar a importância do tema em sua atividade profissional.

Neste contexto, no quadro 1, a seguir, você encontra algumas definições que provavelmente lhe são familiares.

Quadro 1: Definições no âmbito do crescimento e desenvolvimento.
Fonte: Whaley e Wong (1999, p. 75).

Mas em que medida a compreensão desses conceitos nos auxilia na prática?

Compreendê-los nos ajuda a distinguir os processos de crescimento e desenvolvimento, do mesmo modo que nos permite retomar outros dois aspectos significativos à avaliação e acompanhamento em saúde: a maturação e a diferenciação.

Cabe ainda enfatizar que o crescimento e o desenvolvimento infantil estão diretamente relacionados à oportunidade de acesso das famílias a serviços de planejamento familiar que garantam o direito de livre decisão do casal (e/ou do indivíduo) sobre o número, espaçamento e a oportunidade de ter filhos. Do mesmo modo, a assistência adequada durante o pré-natal, parto e puerpério, e as medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde nos primeiros anos de vida impactam profundamente na saúde da criança (BRASIL, 2002).

De acordo com a publicação do Ministério da Saúde (BRASIL, 2002), o crescimento sofre influências dos fatores:

  1. intrínsecos – genéticos, metabólicos e malformações, muitas vezes correlacionados;

  2. extrínsecos – dentre os quais se destacam a alimentação, a saúde, as infecções, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança.

Com relação ao crescimento linear (estatura), pode-se dizer que a altura final do indivíduo é o resultado da interação de sua carga genética (Os fatores genéticos apresentam a sua influência marcada na criança maior, no adolescente e no jovem.) e dos fatores do meio ambiente (Nas crianças menores de 5 anos, a influência dos fatores ambientais é muito mais importante do que a dos fatores genéticos para a expressão de seu potencial de crescimento.) que permitirão a maior ou menor expressão do seu potencial genético.

Anders, Boehs, Souza

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