A curva de crescimento
O Ministério da Saúde propõe que o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças seja realizado por meio da curva de crescimento disponibilizada no cartão da criança. A mensuração e a interpretação correta dos dados obtidos no gráfico de crescimento são fundamentais para identificar a situação de saúde das crianças.
As novas curvas de crescimento constituem um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças de 0 a 5 anos, independentemente de origem étnica, situação socioeconômica ou tipo de alimentação. Desnutrição, sobrepeso, obesidade e condições associadas ao crescimento e à nutrição podem ser detectados e encaminhados precocemente na criança. Com a utilização dessas novas curvas, pais, profissionais de saúde e gestores de políticas públicas tomarão conhecimento dos padrões do que constitui uma boa nutrição, saúde e desenvolvimento infantil. Clique aqui para acessá-lo.
A interpretação mostra os sinais de alerta relacionados às alterações no crescimento da criança. A avaliação básica do crescimento envolve a mensuração do peso e da estatura ou altura e a comparação dos resultados obtidos com as curvas de crescimento.
Seu objetivo é determinar se a criança está crescendo conforme o esperado para sua faixa etária e condições clínicas. Caso algum desvio seja identificado, uma abordagem mais aprofundada é necessária, buscando estabelecer causas e fatores associados.
Nem sempre o desvio identificado corresponde a um processo patológico, uma doença ou a baixas condições socioeconômicas. Os gráficos traduzem padrões de normalidade, ou seja, o peso ou altura (crescimento) esperados para a maioria das crianças em uma determinada idade.
Discuta o caso com os demais membros da equipe. Os ACSs, por exemplo, possuem informações sobre as condições de vida da família, fundamentais para esta avaliação.
Anders, Boehs, Souza