Acompanhe os indicadores abaixo e algumas considerações importantes acerca de suas respectivas interpretações:
As linhas curvas impressas nos gráficos de crescimento servem para a interpretação do traçado de crescimento da criança. A linha marcada como 0 em cada gráfico representa a mediana, (que é, em geral, a média). As outras curvas são chamadas linhas de z-score, ou desvio padrão, e indicam a distância a partir da média.
As linhas de z-score são numeradas positivamente (1, 2, 3) e negativamente (-1, -2, -3), e representam desvios em relação à média. Em geral, um ponto que está longe da mediana, em ambos os sentidos (por exemplo, perto do 3 ou -3 z-score), pode representar um problema de crescimento.
Como já discutimos, outros fatores também devem ser considerados, como a tendência do crescimento, o estado de saúde da criança e a altura dos pais.
Para identificar as tendências do crescimento da criança, deve-se olhar para a curva de crescimento formada pelos pontos marcados na caderneta de saúde da criança em uma série de atendimentos. Lembre-se de que a curva de crescimento da criança pode ficar abaixo ou acima da mediana.
Anders, Boehs, Souza