As mamadeiras e bicos são mais difíceis de limpar que os copinhos. A mamadeira e o bico necessitam ser passados em água fria imediatamente após o uso. Para completar a higienização, deve-se ainda, utilizar uma escova específica para mamadeira, lavando o objeto com água quente e sabão neutro. As mamadeiras deverão ser fervidas pelo menos uma vez ao dia.
A mamadeira é o maior veículo de contaminação, aumentando o risco de infecções e diarreia. Por isso, devemos sempre reforçar as orientações sobre sua correta higienização.
Alimentação para crianças não amamentadas e desmame precoce
Quando o desmame é inevitável, indicado (como no caso da mãe soropositiva para o vírus HIV e HTLV-1 e HTLV-2) ou não pôde ser revertido após orientações e acompanhamento dos profissionais de saúde, a melhor opção para crianças totalmente desmamadas com idade inferior a quatro meses é a alimentação láctea, por meio da oferta de leite humano pasteurizado proveniente de Banco de Leite Humano, quando disponível. O uso de leite de vaca e/ou fórmula infantil deve ser avaliado pelo profissional de saúde (BRASIL, 2009b; BRASIL, 2010).
É importante lembrar que o leite de vaca não modificado deve ser evitado no primeiro ano de vida em função do seu pobre teor e baixa disponibilidade de ferro, o que pode predispor à anemia, além de aumentar o risco de desenvolvimento de alergia alimentar, de distúrbios hidroeletrolíticos e predisposição futura para excesso de peso e diabete mellitus. | ![]() |
Link:
Consulte aqui e conheça o esquema alimentar diário para crianças menores de 2 anos não amamentadas.
Anders, Boehs, Souza