Atenção Integral à Saúde da Criança

Ações relacionadas ao acompanhamento de crescimento e
desenvolvimento no âmbito da atenção básica

Créditos

páginas:

Orientações sobre a alimentação da criança

Muitos desses problemas podem ser evitados ou manejados pelos profissionais de saúde através de observação, orientações e vínculo. Quando o profissional de saúde se depara com a situação de a mulher querer ou ter que desmamar antes de a criança estar pronta, é importante, em primeiro lugar, que ele respeite o desejo da mãe. Mas é papel do profissional orientar sobre os riscos do desmame precoce e dos benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses.

O desmame abrupto deve ser desencorajado, pois, se a criança não está pronta, ela pode se sentir rejeitada pela mãe, gerando insegurança e, muitas vezes, rebeldia. Na mãe, o desmame abrupto pode precipitar ingurgitamento mamário, estase do leite e mastite, além de tristeza ou depressão, e luto pela descontinuidade da amamentação ou por mudanças hormonais. É importante que a mãe não confunda o autodesmame natural com a chamada greve de amamentação do bebê.

Você pode dar mais orientações para o desmame acontecer naturalmente. A técnica utilizada para fazer a criança desmamar varia de acordo com a idade. Confira mais algumas dicas que podem ser recomendadas:

  1. Se a criança for maior, o desmame pode ser planejado com ela;

  2. pode-se propor uma data, oferecer uma recompensa e até mesmo uma festa;

  3. a mãe pode começar não oferecendo o seio, mas também não recusando;

  4. pode também encurtar as mamadas e adiá-las;

  5. mamadas podem ser suprimidas distraindo a criança com brincadeiras, chamando amiguinhos, entretendo a criança com algo que lhe prenda a atenção. A participação do pai ou de outros cuidadores no processo, sempre que possível, é importante;

  6. a mãe pode também evitar certas atitudes que estimulam a criança a mamar, como não sentar na poltrona em que costuma amamentar e evitar os horários de costume (BRASIL, 2009b, p. 65).

Anders, Boehs, Souza

Tópico 4 - páginas: