Lembre-se de que o leite materno deve ser oferecido em livre demanda, porém o intervalo entre a mamada que antecede as principais refeições deve ser espaçado, respeitando, assim, os sinais de fome e saciedade da criança.
As frutas e os sucos devem ser oferecidos após os 6 meses de idade, preferencialmente sob a forma de papas e sempre em colheradas. O tipo de fruta a ser oferecido deve respeitar características regionais, custo, estação do ano e presença de fibras, lembrando que nenhuma fruta é contraindicada. Os sucos naturais podem ser usados preferencialmente após as refeições principais, e não em substituição a elas, em uma dose pequena. Nos intervalos, é preciso oferecer para a criança água tratada, filtrada ou fervida.
Crianças que recebem outro leite que não o materno devem consumir no máximo 500 ml por dia. Lembre-se de solicitar apoio do nutricionista do NASF para complementar suas orientações às familias e à criança.
Mesmo contraindicados, sabemos que o uso de mamadeiras e chupetas em nossa cultura ainda persiste. Sabemos ainda que ambos prejudicam a formação da arcada dentária, a fala e a amamentação. No entanto, muitos pais recorrem a este recurso nos seus cotidianos. Por isso, é necessário orientar adequadamente como higienizar esses objetos, para evitar infecções.
Anders, Boehs, Souza