Atenção Integral à Saúde da Criança

Ações relacionadas ao acompanhamento de crescimento e
desenvolvimento no âmbito da atenção básica

Créditos

páginas:

Ações relacionadas ao acompanhamento de crescimento e
desenvolvimento no âmbito da atenção básica

Cada encontro com a criança e sua família, independentemente da queixa, é uma oportunidade para fortalecer os laços com a equipe de saúde, assim como desenvolver atividades ligadas à promoção da saúde.

A avaliação periódica do ganho de peso permite o acompanhamento progressivo individual de cada criança. Permite identificar aquelas crianças com maior risco de morbimortalidade, assim como sinaliza precocemente a desnutrição, causa básica da instalação ou do agravamento da maior parte dos problemas de saúde infantil.

A identificação de um ou mais fatores de risco, tais como baixo peso ao nascer, baixa escolaridade materna, idades maternas extremas (<19 anos e >35 anos), gemelaridade, intervalo intergestacional curto (inferior a dois anos), criança indesejada, desmame precoce, mortalidade em crianças menores de 5 anos na família, condições inadequadas de moradia, baixa renda e desestruturação familiar, exige do profissional de saúde um acompanhamento especial e singular, pois aumenta a probabilidade da existência de doenças perinatais e infantis.

Anders, Boehs, Souza

Tópico 1 - páginas: