Atenção integrada às doenças
prevalentes na infância: fatores de risco relacionados aos agravos à saúde infantil
As doenças diarreicas, em conjunto com as IRAs e a desnutrição continuam sendo responsáveis por altos índices de morbimortalidade na faixa etária infantil, em especial nas crianças menores de 5 anos.
Leitura complementar:
Para saber mais sobre o assunto clique aqui e consulte a bibliografia indicada: Doenças diarreicas em menores de cinco anos no estado de Pernambuco: prevalência e utilização de serviços de saúde.
É Importante reforçar junto às famílias a orientação de manter as vacinas em dia, a manutenção do aleitamento materno exclusivo, pelo menos até o sexto mês de vida e a higienização correta das mãos e dos alimentos (A conservação adequada dos alimentos é um fator preponderante na prevenção das doenças diarreicas.). Outra medida profilática é o uso da reidratação oral nos casos iniciais da diarreia. Além disso, é fundamental que a equipe verifique as condições de saneamento do território, visando à redução de casos de diarreia na comunidade.
Leitura complementar:
Consulte aqui sobre os padrões de avaliação do estado de hidratação da criança no Manual de assistência no controle das doenças diarreicas.
Anders, Boehs, Souza