Conjuntivite
Causas mais comuns
Infecção causada por vírus, bactérias, alergias ou uso de corpo estranho.
Ações de enfermagem
Avaliar os sinais e os sintomas; recomendar o uso de medicamento de acordo com a orientação médica; realizar a higiene ocular antes da administração do medicamento; usar lenço de papel, caso necessário; reforçar para os pais a orientação para que a criança não esfregue os olhos.
Parasitoses intestinais
Causas mais comuns
Contaminação via fecal oral; manuseio de materiais com presença dos ovos dos helmintos e/ou larvas. As crianças menores de 5 anos são as que apresentam maior prevalência de enteroparasitoses por Giardia sp e Ascaris sp.
Estomatite
Causas mais comuns
Pode ser infecciosa ou não infecciosa por fatores locais ou sistêmicos. Tipos: estomatite aftosa (condição benigna – pode ser ocasionada por traumatismo na gengiva ou bochecha); gengivoestomatite herpética – causada por vírus herpes simples tipo 1.
Ações de enfermagem
Fazer a higiene oral com água bicarbonatada; aplicar anestésicos locais de acordo com a orientação médica; utilizar medicamento adequado ao agente causador; orientar a utilização de canudos para a administração de líquidos; orientar a limpeza da boca; reforçar a orientação para os pais acerca da higienização dos objetos que a criança leva à boca. Crianças em estado de imunossupressão devem ser mantidas longe de pessoas com outras doenças infectocontagiosas.
Anders, Boehs, Souza