Atenção integrada às doenças
prevalentes na infância: fatores de risco relacionados aos agravos à saúde infantil
Nesta unidade, resgataremos a importância do planejamento do trabalho em equipe e discutiremos a organização do fluxo de atendimento à criança. Para tanto, é necessário conhecer os indicadores de saúde discutidos anteriormente para a avaliação de fatores de risco à saúde da criança e para o planejamento de ações individuais e coletivas. Também vamos aprofundar o estudo das ações educativas.
Para um atendimento integral à criança, além das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, é preciso que a equipe esteja preparada para fazer uma abordagem que avalie os principais sinais de alerta no exame da criança e saiba que condutas tomar diante das alterações. Além disso, é importante que a comunicação com a criança e a família seja acolhedora e efetiva.
À medida que você avança no conteúdo desta unidade, sugerimos que reflita como está o fluxo de atendimento à criança na sua equipe de saúde. Questione-se também se você e sua equipe conhecem as intervenções efetivas propostas atualmente para a abordagem dos problemas mais comuns na saúde da criança.

A estratégia AIDPI alicerça-se em três pilares básicos: o primeiro é a capacitação de recursos humanos no nível primário de atenção, com a consequente melhoria da qualidade da assistência prestada; o segundo é a reorganização dos serviços de saúde, na perspectiva da AIDPI; e o último é a educação em saúde na família e na comunidade, de modo que haja uma participação de todos na identificação, condução e resolução dos problemas de saúde, especialmente no cuidado aos menores de 5 anos de idade.
Leitura complementar:
Leia mais a respeito AIDPI Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância: curso de capacitação - introdução: módulo 1, 2.
BRASIL. Ministério da Saúde. AIDPI Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância: curso de capacitação - introdução: módulo 1, 2. ed. rev. Brasília: Organização Mundial da Saúde; Organização Pan-Americana da Saúde, 2002.
Anders, Boehs, Souza