Atenção Integral à Saúde da Mulher

Atenção Integral à Saúde Bucal da Mulher

Créditos

páginas:

Atenção integral à saúde bucal na gestação

Nesse material, podem ser abordados temas como transmissibilidade da flora bacteriana, dieta, relação saúde bucal da mãe e do bebê, consultas de acompanhamento, tratamento odontológico no período gestacional, higiene bucal, prevenção na dentição da criança, e outros que se façam necessários.

Outra forma de abordagem são as atividades educativas realizadas na sala de espera. Ali, também são trabalhadas as dúvidas e os medos que surgem no cotidiano em relação ao processo de gestar, parir e amamentar. O mencionado espaço, além de oportunizar a troca de conhecimentos e a aquisição de novos saberes, permite que novos laços de amizade sejam estabelecidos, que sentimentos e dúvidas sejam expressos, diminui a ociosidade e a ansiedade oriundas do tempo de espera, assim como possibilita uma relação mais íntima com os membros da equipe de saúde (ZAMPIERI, 2007).

É importante que os temas, como alimentação, higiene bucal, importância da amamentação e cuidados com o futuro bebê, em razão de sua importância, sejam estimulados para a discussão.

Na prática:

No seu trabalho cotidiano, você tem participado de grupos educativos? Tem estimulado as gestantes, puérperas e acompanhantes a participarem desses encontros? E quanto aos seus colegas de equipe?

Lembre-se: os temas a serem trabalhados devem emergir dos participantes. Lembre-se de que você pode contar com o apoio dos profissionais do NASF para trabalhar com esses grupos.

Outro ponto a ser ressaltado é o fato de que a Política Nacional de Saúde do Homem preconiza a inclusão do homem nos atendimentos da equipe, viabilizando o seu acesso à promoção de saúde, prevenção e detecção precoce de doenças, bem como ao tratamento quando necessário (BRASIL, 2008). O convite para o companheiro se fazer presente nas orientações do pré-natal pode ser uma importante oportunidade a ser utilizada pela equipe para acessar a população masculina que, de forma geral, não é muito presente nos serviços de saúde da Atenção Básica.

Leitura complementar:

Para conhecer uma pouco mais, clique aqui e leia sobre saúde do homem em Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem - Princípios e Diretrizes.

A visita domiciliar se constitui numa das estratégias para acompanhar a gestação, reforçar o vínculo com a unidade de saúde e os profissionais, captar gestantes não cadastradas no centro de saúde, buscar e incentivar as gestantes faltosas, preocupando-se em identificar as necessidades dessas para a efetivação da adesão ao acompanhamento, acompanhar as que não possam participar da consulta, reforçar a troca de experiências e conhecimentos, supervisionar e reavaliar as ações propostas (ZAMPIERI, 2007).

Carcereri, Santos e Tognoli

Tópico 2 - páginas:
Próximo
Tópico