Atenção Integral à Saúde do Idoso

Experiências Exitosas Do Trabalho Interdisciplinar Na
Atenção Básica Em Saúde Do Idoso

Créditos

página:

Educação popular e promoção da saúde do idoso: reflexões a partir de uma experiência de extensão universitária com grupos de idosos em João Pessoa - PB

Com o aumento da população idosa em todo o mundo, formas de aprimorar a qualidade de vida vêm sendo discutidas através do desenvolvimento de políticas que contribuam para o envelhecimento saudável. No Brasil, esse processo vem se concretizando de modo marcante na Estratégia Saúde da Família, por meio de iniciativas como os grupos comunitários de idosos, marcados pela educação como mediadora do cuidado em saúde.

Neste contexto, o Projeto de Extensão Universitária “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)”vem apoiando ações de grupos de idosos em comunidades no contexto da Saúde da Família, através de atuação com estudantes de graduação em Nutrição, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Diante do exposto, infere-se que a EP, na Atenção Básica, possibilitou uma abordagem mais dialógica e significativa para os idosos, na medida em que se manteve articulada com a realidade social e cultural por eles vivenciada.

Ao considerar criticamente essa experiência, compreendemos que os grupos educativos constituem efetivamente uma estratégia capaz de reorientar o cuidado em saúde do idoso na perspectiva da promoção da saúde na Atenção Básica.

Além disso, percebemos que a EP é uma metodologia privilegiada para realizar empreendimentos capazes de envolver as pessoas de modo crítico e participativo (FIRMINO et al., 2010).

Martini, Mello, Xavier, Botelho, Massignam

Tópico 1 - página:
Próximo
Tópico