Demografia
Cachoeira da Serra divide-se em três distritos:
Distrito 1 – Centro
O centro de Cachoeira da Serra abriga as construções mais antigas da cidade, como a sede da prefeitura, a Santa Casa, além do conhecido estádio do Cachoeirense Futebol Clube. O distrito divide-se em quatro bairros: Vila Industrial, Pedra Azul, Vitória e Paraíso.
Diversas classes sociais habitam o Bairro Vila Industrial, região que sediava uma antiga sede da indústria moveleira – atualmente apenas fábricas clandestinas de móveis funcionam no bairro.
O Bairro Pedra Azul abriga uma grande favela de mesmo nome. De acordo com dados do SIAB, apenas 30% das casas da favela dispõem de sistemas de esgoto e 50% têm acesso à água tratada. A coleta de lixo atende a 80% das casas. A grande concentração de moradias construídas em encostas e margens dos rios representa risco à população do local. A associação de moradores é controlada por uma facção criminosa, associada ao tráfico de entorpecentes.
A população de Pedra Azul é majoritariamente de classe baixa, e as famílias residem em casas próprias, alugadas ou ainda em regiões ilegais (oriundas de invasões, havendo maior risco de desabamentos).
Pelo Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB), a comunidade é dividida em site microáreas, com 1216 famílias cadastradas e 4098 pessoas assistidas – dividas nas seguintes faixas etárias:
O Bairro Vitória abriga o estádio de futebol da cidade. Na época de sua construção, os trabalhadores contratados para as obras, sem opções de moradia, instalaram-se com as famílias próximo ao estádio. O bairro conta com sistema de iluminação pública bastante precário, e é conhecido por ser ponto de distribuição de drogas.
As classes alta e médio-alta de Cachoeira da Serra residem no Bairro Paraíso, que conta com total cobertura de saneamento básico e água tratada. No verão costuma apresentar focos de dengue em bromélias. Existe grande demanda por serviços domésticos no bairro.
Distrito 2 – Ilha das Flores
O distrito de Ilha das Flores localiza-se a 8 km do centro de Cachoeira da Serra. Os piores indicadores de saúde encontram-se nessa região. Os últimos levantamentos apontam o índice de mortalidade infantil alcançando 37 óbitos/1.000 nascidos vivos (bastante superior à média do município, que é de 19/1.000).
O saneamento básico chega a apenas 14% das moradias, e o distrito ainda abriga o lixão da cidade – com altos índices de contaminação do solo por solventes químicos.
A única escola pública de Ilha das Flores apresenta enorme evasão. Não há creches no distrito, apesar do grande número de famílias com crianças menores de quatro anos. A população é predominantemente jovem (menos de 29 anos) e grande é o número de famílias com mais de cinco pessoas. Uma área foi recentemente invadida pelo Movimento dos Sem-Terra (MST). A associação de moradores foi criada há poucos meses.
Distrito 3 – Santo Antônio
A zona rural de Cachoeira da Serra localiza-se em Santo Antônio. O distrito, na divisa ao município de Ouro Velho, abriga uma penitenciária – conhecida na região pelos casos de fuga, violência e consumo de crack.
A principal fonte de renda da vila é a agricultura familiar, que ainda enfrenta problemas de uso indiscriminado de defensivos agrícolas. Um pequeno comércio de bares e armazéns atente à comunidade. O distrito não conta com infraestrutura básica sanitária. A associação de bairro foi desativada por ausência de participação.
A população, em geral, é adulta, com grande número de idosos. Por desinteresse no trabalho rural e falta de oportunidade no distrito, os jovens costumam migrar para outros bairros e até mesmo outras cidades em busca de trabalho e mais opções de lazer.