Cachoeira da Serra II: conhecendo o sistema de saúde local

Pedra Azul



Fundada há quatro anos, desde então as Equipes de Saúde da Família passaram por várias desestabilizações de suas ações de planejamento, em decorrência da saída de profissionais da área de medicina e dos agentes comunitários de saúde (ACS). As atuais equipes foram recém contratadas e se depararam com a seguinte realidade:

  • Agenda desorganizada;
  • Alto índice de absenteísmo nas consultas agendadas;
  • Excesso de demanda espontânea.

Mesmo com todo o esforço da equipe para organização do serviço, a sobrecarga dos profissionais é grande, em decorrência das demandas espontâneas da área adstrita e, principalmente, das comunidades vizinhas – as quais, pelo baixo poder aquisitivo dos moradores, não têm acesso a serviços de saúde, pois necessitam do transporte público. Ou seja, muito "acolhimento" e pacientes "fora de área".

O gerente da Unidade é uma indicação política do prefeito. É o dono da única auto-escola do município, e costuma ajudar no financiamento das campanhas políticas do partido. Não tem qualquer formação em saúde ou em gerenciamento de serviços. Sempre ausente na unidade, não tem preocupação em apoiar a organização das agendas, da demanda, das atividades educativas e de promoção. Ligado aos vereadores que moram no bairro, sempre "solicita" as equipes que resolvam os problemas apresentados pelos legisladores e seus conhecidos.

Mediante a desorganização da assistência na UBS Pedra Azul, e sendo este território de especial interesse social e político, a Secretaria de Saúde priorizou a contratação de dois profissionais especialistas em saúde da família – Rita, enfermeira; Felipe, médico – para apoiarem a efetivação da ESF na comunidade Pedra Azul.

Planta baixa da UBS

A UBS Pedra Azul conta com:

  • Quatro consultórios, todos equipados com macas ginecológicas. Não há esfigmonamometro, sonar, balança nem régua antropométrica em todas as salas.
  • Consultório odontológico com uma cadeira, em cômodo que fica fora da casa (edícula).
  • Recepção em frente à sala de espera, que conta com 20 cadeiras.
  • Uma sala de curativo e outra para administração de medicação e inalações – nesta sala são feitas as coletas de exame.
  • Um "escovódromo" entre a casa e a edícula.
Especialização em Saúde da Família
Copyright 2012|UnA-SUS UNIFESP