Práticas de Saúde Bucal

Erico Marcos de Vasconcelos e Maristela Vilas Boas Fratucci



Considerações finais

A prática clínica na Atenção Primária à Saúde (APS), e, portanto, na ESF, possui uma série de especificidades que correspondem às características peculiares desse modelo de Atenção à Saúde, com vistas à integralidade do cuidado.

A expansão e a qualificação da Atenção Básica por meio da ESF é um desafio em nosso país. De nada adianta o esforço de reorganização da atenção quando a prática centraliza as ações na perspectiva individualista e biológica do ser humano. A ampliação do objeto que constitui saberes e práticas em saúde exige a compreensão do sujeito e de seu contexto familiar e social. É importante estar atento ao outro, compreendendo suas visões de mundo e emoções. A Clínica Ampliada defende a transformação tanto da atenção individual quanto coletiva, possibilitando que outros aspectos do sujeito, não só o biológico, possam ser entendidos e trabalhados pelos profissionais da saúde (CUNHA, 2005).

Nesta abordagem focamos algumas ações e ferramentas que consideramos fundamentais para a organização e o registro da prática clínica na APS e na ESF. Outras propostas e modelos podem organizar de forma racional a prática dos serviços de saúde. É de suma importância que os profissionais de Saúde Bucal apropriem-se destas reflexões para estabelecer propostas a nível local, visando à promoção da saúde.

Especialização em Saúde da Família
Copyright 2012|UnA-SUS UNIFESP