Sistema de Informação é um conjunto de procedimentos organizados que, quando executados, resultam informações de suporte à organização. É uma extensão dos prontuários médicos para atender não apenas às necessidades do paciente, mas também às necessidades da população pelos serviços de Atenção à Saúde (STARFIELD, 2002). São constituídos por: informações relativas a aspectos administrativos (controle de estoque de material, finanças, recursos humanos); aspectos gerados pelo atendimento prestado; informativos da condição de vida, do meio ambiente e outros fatores que interferem no processo saúde-doença.
A avaliação é parte gerencial, influenciada pelo contexto organizacional e político, que se constitui em poderoso e indispensável instrumento de transformação e melhoria dos serviços de saúde pública. É um procedimento pelo qual se determina o grau de êxito alcançado na execução de objetivos predeterminados (PINTO, 1989). Para quem está trabalhando em programas e/ou serviços de saúde, a avaliação é um processo técnico-administrativo destinado à tomada de decisão (TANAKA; MELO, 2001). Para que um diagnóstico de saúde coletiva seja realizado, é necessário o uso de instrumentos denominados indicadores de saúde, os quais são obtidos por meio de dados coletados por um sistema de informação. Esse sistema de informação em saúde deve apresentar confiabilidade.
Segundo Narvai (1996), os instrumentos de avaliação mais comumente utilizados na prática odontológica em saúde pública podem ser agrupados de diferentes formas e utilizados em diferentes níveis do sistema de saúde. Cada indicador tem como referência o desempenho de alguém (uma base: um profissional de saúde, uma equipe de saúde, uma unidade de saúde, um estado, um país), num determinado espaço (área geográfica, grupo populacional etc.), num momento definido (um mês, um ano). Eles podem ser: