É um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na produção de células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo.
A anemia por deficiência de ferro é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil em virtude das altas prevalências e da estreita relação com o desenvolvimento das crianças. Clique nos círculos abaixo e compreenda melhor sobre o ferro.
Ferro
É um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na produção de células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo.
Capacidade de aprendizagem
Melhora a capacidade de aprendizagem da criança.
Resistência
O ferro aumenta a resistência a infecções.
Alimentos ricos em ferro
A principal causa da carência de ferro é o baixo consumo de alimentos ricos nesse nutriente. Estes podem ser encontrados em fontes vegetais ou animais.
Vegetais:
Folhosos verdes-escuros (exceto espinafre): agrião, couve, cheiro-verde e taioba;
Leguminosas: feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha, grãos integrais ou enriquecidos;
Nozes, castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura, açúcar mascavo.
Animais:
Carnes vermelhas, como: fígado de qualquer animal; outras vísceras (miúdos), como rim e coração;
Carnes brancas: aves, peixes, mariscos crus.
Reduz o nascimento de prematuros
Diminui o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso. A falta de ferro nas crianças pode acarretar em: retardo no crescimento; comprometimento da capacidade de aprendizagem, da coordenação motora e da linguagem; falta de atenção; fadiga; redução da atividade física da afetividade; baixa resistência a infecções.
Reduz risco de morte materna
O ferro reduz o risco de morte materna no parto e no pós-parto. Sua falta pode acarretar em: baixo peso ao nascer e aumento da mortalidade perinatal (do feto ou da criança recém-nascida).
Crescimento
É fundamental para o crescimento saudável. Sua falta pode acarretar: fadiga e diminuição da capacidade produtiva.