A Estimativa Rápida tem como produto o perfil de planejamento. Mas o que é um perfil de planejamento?
Fontes de coleta de dados (Clique aqui para abrir)
A base da pirâmide é constituída pelas informações sobre as estruturas, interesses e capacidade de agir da população. Essas informações são necessárias para que se possa conhecer o quanto as lideranças, as organizações e as estruturas comunitárias são fortes ou fracas, procurando analisar o potencial de atuação delas.
O segundo nível procura descrever os fatores socioecológicos que influenciam a saúde, incluindo o ambiente físico, as condições socioeconômicas e as doenças. Aqui, as informações são necessárias para que se possa investigar os potenciais e as barreiras existentes para os melhoramentos comunitários.
As informações sobre o ambiente físico procuram descrever as principais ameaças à saúde, como: poluição, superpopulação, áreas de desmoronamento, dentre outras.
As informações sobre os aspectos sociais focalizam-se nas crenças e valores que podem facilitar ou impedir mudanças de comportamento. Uma análise dos aspectos econômicos busca conhecer a renda, a escolaridade, o perfil de ocupação e as oportunidades econômicas dos vários grupos populacionais.
O terceiro nível refere-se à obtenção de informações sobre a existência, a cobertura, o acesso e a aceitabilidade dos serviços, incluindo: serviços de saúde; serviços ambientais (como abastecimento de água, coleta de lixo etc.) e serviços sociais (como creches, escolas e outros).
O quarto nível refere-se às políticas sociais formuladas pelos níveis nacional, estadual e municipal. Informações sobre essas políticas, em particular sobre as políticas de saúde, podem permitir avaliar se os governantes estão comprometidos com a atenção à saúde. Com apoio governamental forte, os melhoramentos nas condições de saúde da população podem contar com o respaldo necessário para avançar com maior rapidez e sem grandes resistências políticas.
Conforme você pode perceber, nesta aula, o método da estimativa rápida é apenas uma das formas possíveis de se chegar a um diagnóstico da situação de saúde vivenciada por uma determinada população. Sua vantagem está em produzir um perfil de planejamento de uma dada situação de forma rápida e com baixo custo. Através de registros já existentes, dados secundários, entrevistas e observação ativa, podemos fazer um mapeamento dos principais problemas de saúde existentes, para pensar, daí, um planejamento adequado ao enfrentamento das reais necessidades.
![]() |
Leitura Complementar
É interessante que você leia agora o texto "Os passos da Estimativa Rápida" (Clique aqui para abrir), como forma de orientar a realização deste método. Ele vai descrever um pouco mais sobre tudo que vimos até agora, ou seja, quais os dados necessários e como fazer a coleta e análise dos dados a fim de se obter o diagnóstico da situação de saúde de uma determinada população. Atenção! O aprofundamento deste tema, através de leituras complementares, auxiliará na realização da nossa atividade final. |