Aula 2 Planejamento Estratégico Situacional - PES
Tópico 01 Introdução à aula



Nesta aula, buscaremos aproximá-lo da reflexão sobre planejamento, explorando alguns conceitos básicos pertinentes a este processo, e apresentando em linhas gerais o método do PES.



Como vimos na aula anterior, o ato de planejar faz parte do cotidiano de nossas vidas, exceto os casos em que se deseja viver o improviso, o "deixa a vida me levar".

Bem, mas é necessário ter em mente que nem sempre, em algumas situações, cabe qualquer tipo de planejamento. Em muitos momentos, faz-se necessário um método, principalmente para aqueles casos nos quais se quer atingir objetivos mais complexos.

Dessa forma, vamos conversar um pouco mais agora sobre o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES).

O PES foi desenvolvido, na década de 70, pelo Prof. Carlos Matus, Ministro da Economia (e assessor direto) do governo de Salvador Allende, então Presidente do Chile. Este método de planejamento encontra-se diretamente relacionado à arte de governar. Dessa maneira, deve ser pensado como um processo contínuo, que faz parte do dia a dia do serviço de saúde, por exemplo, integrando-se ao processo normal de tomada de decisões e de desenvolvimento do trabalho (PINTO, 2008).


Prof. Carlos Matus

O PES parte do princípio que a análise das causas de um determinado problema deve considerar o maior número de variáveis relacionadas, buscando, dessa maneira, compreender cada situação dentro do ambiente social, econômico e político em que ocorre (PINTO, 2008).

Fonte: Nuteds

Trata-se também de um método que considera o fato do futuro ser diferente do passado e, por isso, busca pensar as potencialidades e limitações do processo, seus pontos fracos e fortes, considerando as mudanças que possam ocorrer, com o tempo, no ambiente.

Fonte: Nuteds