No planejamento das consultas de puericultura, um ponto importante para discussão da equipe é o preenchimento correto da caderneta de saúde da criança. Deve ser ressaltado sempre que todo o atendimento, por qualquer membro da equipe, deve ser registrado na caderneta.
É necessário discutir com a equipe cada um dos pontos abordados pela caderneta de saúde em utilização no seu município. Se houver alguma dúvida, é indicado se tentar sanar na mesma hora, ou programar uma atividade de educação permanente. É importante, também, a discussão sobre o fluxograma de abordagem de risco à saúde da criança na unidade de saúde.
Veja na animação a seguir as etapas de atendimento da abordagem de risco que se inicia com o Acolhimento até o Atendimento Médido Imediato.
Uma ferramenta importante para colaborar no planejamento das ações é a AMQ, (Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família).
A AMQ deve ser preenchida quando essa discussão sobre o planejamento estiver sendo realizada, mais especificamente os tópicos de saúde de crianças e saúde de adolescentes, referentes ao caderno 5 do instrumento.
Apesar de o caderno cinco ser um caderno direcionado apenas aos profissionais de nível superior da equipe, é interessante que toda equipe participe da discussão, pois é de fundamental importância que todos saibam em que nível de qualidade as ações da equipe se encontram.
Ao preencher os itens do instrumento, será notado que muitos deles já foram discutidos, evitando dúvidas no momento do preenchimento.
O momento de reunião da equipe Saúde da Família é de grande relevância para se definir o nível de atuação e para a autoavaliação da equipe com relação à saúde da criança, e quais ações foram planejadas inicialmente e implementadas para a melhoria da qualidade da atenção à saúde da criança.
Faça a autoavaliação a seguir e verifique seu aprendizado, caso não tenha um desempenho satisfatório, refaça seus estudos.