Ações Relacionadas ao Acompanhamento do Crescimento
e Desenvolvimento no Âmbito da Atenção Básica



O objetivo do Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (ACD), também denominado de puericultura, é garantir que as crianças estejam em uma trajetória ótima de crescimento e desenvolvimento. Além disso, tem como função identificar influências que possam afetar negativamente a saúde.

Essas ações estão alinhadas com a promoção da saúde visando à qualidade de vida atual e futura das crianças.

Os integrantes da equipe de saúde da família devem trabalhar em parceria e estar atentos ao acompanhamento. Em todas as instâncias de atendimento da criança, os profissionais devem sempre observar se a criança está realizando regularmente o ACD.

Para tal, é preciso ser examinada com atenção a Caderneta de Saúde da criança. Caso seja necessário, a criança deve ser encaminhada para a consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.

A consulta de ACD deve ser preferencialmente específica para esse fim. E mais: o ACD deve estar perfeitamente integrado com o que a família observa e vivencia no dia a dia com a criança.

A avaliação periódica do ganho de peso permite o acompanhamento do progresso individual de cada criança, identificando aquelas de maior risco de morbimortalidade e sinalizando o alarme precoce para a desnutrição. Se a caracterização do risco e o diagnóstico precoce forem subestimados, a condição de saúde da criança pode deteriorar-se, ocasionando até mesmo a morte se não forem tomadas as medidas adequadas.

Na primeira consulta de enfermagem, o enfermeiro deve levantar cuidadosamente as informações sobre a criança e atualizar o que for necessário.

Confira uma sugestão de sequência para a consulta de ACD e aprofunde seus conhecimentos!

Também são pontos fundamentais da primeira consulta de enfermagem:

Dica:

Tais dados devem ser buscados no prontuário e levantados ao longo das consultas da criança e ainda nas visitas domiciliares. Além disso, você pode e deve evitar fazer essas perguntas todas de uma vez.

História da criança:

dados sobre a gestação, o parto, a fase neonatal e possíveis intercorrências;

dados sobre as consultas anteriores;

condutas prescritas.

Algumas orientações são fundamentais nas consultas de puericultura. Além dos aspectos citados, é importante considerar, na consulta, o exame de visão e de audição. Dentre as orientações também estão as relacionadas à alimentação da criança e à higiene oral, pensando-se sob a perspectiva de promover a saúde bucal.

Esteja atento ao padrão de comunicação entre a criança, a família e a equipe e não deixe de realizar os registros de maneira adequada para que as informações possam ser compartilhadas.

Você chegou ao fim de mais uma etapa dos estudos. Continue aprofundando seus conhecimentos!

Créditos
Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli