Uma questão muito relevante a ser levantada é que o conhecimento científico tem diversas abordagens. Entre elas, a de que ele pode ser tomado como uma importante ferramenta para a leitura da realidade.
O termo realidade tem origem do latim realitas, isto é, "coisa", significando "tudo o que existe". Assim, inclui tudo o que é, sendo ou não perceptível, acessível ou entendido pelo homem, ciência, filosofia ou qualquer outra forma de ler o mundo. Nesse sentido, realidade significa a propriedade do que é real, daquilo que existe fora da mente e dentro dela também.
É importante ressaltar que não apenas os aspectos físicos e biológicos concernem à realidade humana, as realidades sociais e subjetivas (incluindo a mental) estão implicadas na experiência humana e referem-se particularmente à saúde, de modo que são importantes dimensões para o entendimento dos profissionais de saúde.
Uma questão já levantada anteriormente refere-se ao conhecimento científico como forma de conhecer a verdade. Filosoficamente a realidade externa é perceptível pelos órgãos sensoriais. E essa percepção pode ser compreendida como uma atividade que acontece na mente, passível de ser tomada como sinônimo de interpretação da realidade, de uma aproximação com a verdade.
Nesse sentido, deve-se perceber que verdade é um critério subjetivo e pode, eventualmente, estar próxima da realidade e da aferição científica, mas depende das situações, dos contextos e das premissas de pensamento. Às vezes, aquilo que é observado está pautado em escolhas que são mais um conjunto de normas do que evidências da realidade em si.
Palavra do Professor:
E aí fica uma questão: como ler a realidade para que essa leitura tenha certo embasamento científico e possa nos auxiliar no processo de trabalho em saúde da família? Em outra abordagem: como sair do senso comum, das coisas do dia a dia, no trabalho em equipe, para um conhecimento que paute cientificamente a atuação em saúde da família? É o que tentaremos responder ao longo do restante do módulo.
O que você acha de aprender um pouco sobre essa "leitura da realidade"?
Navegue pelos elementos abaixo e explore seus conteúdos:
Para visualizar esta animação, por favor atualizar a sua versão do Adobe Flash Player.
Você construiu a leitura da realidade, tendo como suporte os módulos de Saúde e sociedade, Conceito e ferramentas da epidemiologia e Processo de trabalho e planejamento na estratégia em saúde da família, cujo resultado foi o diagnóstico de sua realidade.
Vamos iniciar agora uma etapa importante para desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso, realizado individualmente. Sendo assim, é necessário revisitar a sua construção sobre o diagnóstico da realidade. Anexe, no quadro abaixo, o texto produzido resultante das atividades desenvolvidas nos módulos 2, 3 e 4 do Eixo 1.
Saiba Mais:
Para aprofundar mais a questão sobre os limites do conhecimento científico, sugerimos que você acesse o artigo:
VIRGINIO, A. S. Conhecimento e sociedade. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 15, p. 88-135, jan/jun. 2006. Disponível Aqui.