Nome: Gisele
Idade: 34 anos
Sexo: Feminino
Peso: 75kg
Sem comorbidades.
3º dia:
PA: 110x80 mmHg em duas posições
Tax: 38,5ºC
Prova do laço positiva
Hb: 12,7 Ht:42% Global de leucócitos:3.400 céls/mm3
Plaquetas: 105.000
Discussão do caso
O caso 3 discute uma paciente sem comorbidades, sem risco social, sem sinais de alarme ou choque, mas que apresenta a prova do laço positiva. Neste caso, a conduta recomendada é a realização de hematócrito e plaquetas e início imediato de hidratação oral, preferencialmente supervisionada, enquanto aguarda-se o resultado do exame. No dia do atendimento os resultados de exame da Sra. Gisele não apresentam alterações relevantes (plaquetas acima de 100.000/mm3, hematócrito normal) e, como tolerou bem a hidratação oral supervisionada, é liberada para o domicílio com orientações sobre volume de hidratação e para retornar no dia seguinte para acompanhamento clínico-laboratorial. No retorno, Gisele não apresentava sinais de alarme clínicos, mas os seus resultados de exame apontam uma queda abrupta de plaquetas com elevação do hematócrito (aumento maior que 10% acima do valor basal). Como estas alterações representam um sinal de alarme, a paciente é reclassificada como C e é encaminhada para leito de observação para receber hidratação parenteral. O caso discute também a indicação de transfusão de plaquetas, lembrando que na dengue não se utiliza transfusão “profilática” de plaquetas, estando esta indicada apenas para tamponamento no local de sangramento. Desta forma, o Ministério da Saúde recomenda o uso de concentrado de plaquetas nos casos de contagem de plaquetas inferior a 50.000/mm3, com suspeita de sangramento do sistema nervoso central ou do trato gastrointestinal (hematêmese e enterorragia) e em caso de plaquetopenia inferior a 20.000/mm3, na presença de sangramentos ativos importantes.
Referências:
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue : diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.
- Thomas L, Kaidomar S, Kerob-Bauchet B, Moravie V, Brouste Y, King JP, Schmitt S, Besnier F, Abel S, Mehdaoui H, Plumelle Y, Najioullah F, Fonteau C, Richard P, Césaire R, Cabié A. Prospective observational study of low thresholds for platelet transfusion in adult dengue patients. Transfusion. 2009 Jul;49(7):1400-11
Fechar