Aula 3 O trabalho da Equipe de Saúde da Família e a mudança do Modelo Assistencial
Tópico 03 A mudança do modelo assistencial


A mudança do modelo assistencial é um processo gradativo no qual o peso de cada grupo de ações desenvolvidas pela Equipe de Saúde vai mudando, sempre no sentido de aumentar o tempo destinado às atividades que busquem a melhoria da qualidade de vida da população, diminuindo, por outro lado, o tempo destinado às ações curativas, como ilustrado no esquema seguinte.



Nesse processo gradativo de mudança, é importante destacar que os membros da Equipe participam de forma diferente na execução das ações. É natural, por exemplo, pensar que o profissional médico destinará mais tempo às ações de atendimento da demanda espontânea, principalmente nas atividades relacionadas ao diagnóstico e tratamento, que outros membros da Equipe. O importante, nesse processo, é a Equipe como um todo ter um projeto para essa mudança, onde cada membro dá a sua contribuição em função dos seus conhecimentos, habilidades e potencialidades e se compromete solidariamente com o projeto.


No desenvolvimento do trabalho das Equipes de Saúde da Família, na busca por melhores resultados e por uma mudança real do modelo assistencial, é importante que a Equipe reflita sobre o seu processo de trabalho, mas é igualmente importante que ela repense o modo como acontece a gestão do seu trabalho e, mais ainda, que avalie a qualidade desse trabalho.