A ESF pressupõe o trabalho em equipe como uma forma de consolidar a proposta de mudança do modelo. No modelo tradicional, o trabalho ocorria, quase exclusivamente, por meio de consultas individuais, em número fixo, desagregadas por área de conhecimento (medicina, enfermagem, odontologia), tendo o corpo doente como objeto e a cura como objetivo.
...exige humildade para ouvir, conhecer e compreender o trabalho de cada um e a proposta do trabalho conjunto. Requer, de cada trabalhador, o desejo de mudar e o despojamento para modificar hábitos e costumes já arraigados. Exige dos gestores a capacidade de enfrentar as hierarquias e os vícios, para conduzir as mudanças necessárias ao novo processo de trabalho.
É fundamental que a Equipe esteja atenta aos problemas internos, externos e às diversas demandas que chegam bem como estar sempre disponível para discuti-los e enfrentá-los. Outra questão importante refere-se à necessidade de adoção de um processo de educação permanente, com vistas às atualizações, reorientações, adoção de novos protocolos e revisão do processo de trabalho.
No tópico seguinte, observaremos como se dá o processo de reorganização da Atenção Básica no Brasil por meio da Estratégia de Saúde da Família, assim como alguns princípios e diretrizes organizativas da Estratégia de Saúde de Família.