Aula 4 A qualidade na prestação do cuidado em saúde
Tópico 02 Análise dos atributos


Fazendo uma análise dos atributos vistos no tópico anterior nos permite avaliar até que ponto as ações que desenvolvemos e o cuidado que proporcionamos satisfazem às expectativas dos diferentes atores envolvidos na prestação de serviços de saúde, até que ponto estamos conseguindo resolver os problemas e estamos utilizando adequadamente os parcos e preciosos recursos disponíveis.


Caso

Leia o caso relatado a seguir e identifique quais os atributos de qualidade presentes e ausentes na prestação de cuidados de saúde a Dona Maria relacionando com os problemas apresentados por ela.




Dona Maria é viúva e tem 65 anos. Mora na comunidade de Vila Formosa há cerca de 10 anos.

Anteriormente, morava na zona rural de onde saiu juntamente com várias outras famílias em função da expansão do plantio de soja por grandes empresas e da concentração fundiária decorrente dessa expansão. Há cerca de oito anos procurou a unidade de saúde com queixas de cefaléia, tendo sido diagnosticada hipertensão arterial. Desde então, vem fazendo uso irregular de anti- hipertensivos. Apresentou um quadro de acidente vascular cerebral (AVC) e foi internada no hospital local por 15 dias. Recebeu alta hospitalar com limitações importantes de movimentos

Três dias após a alta hospitalar, o agente comunitário responsável pela microárea onde Dona Maria reside tomou conhecimento de sua saída do hospital e comunicou o fato a um dos membros da Equipe.

Quinze dias após a alta hospitalar, numa sexta feira à tarde, sua filha procurou a unidade e solicitou à Equipe uma visita domiciliar. O auxiliar de enfermagem realizou a visita no mesmo dia e encontrou Dona Maria emagrecida, com cuidados higiênicos precários, níveis pressóricos elevados, uso irregular da medicação prescrita e com escaras de decúbito. Frente a essa situação, realizou o curativo das escaras, orientou sobre os cuidados de higiene, a alimentação, o uso correto da medicação e os cuidados com as escaras. Retornando à unidade de saúde, comunicou o caso à enfermeira, que decide realizar uma visita na segunda-feira pela manhã com o auxiliar de enfermagem.

Em sua visita, a Enfermeira constatou que Dona Maria encontrava-se bastante debilitada, com níveis pressóricos elevados e as escaras apresentando sinais de infecção. Diante desse quadro, orientou a família sobre os cuidados gerais com a higiene e alimentação, o uso correto da medicação. Realizou o curativo das escaras, aproveitando para demonstrar aos familiares e ao auxiliar de enfermagem a técnica e os cuidados a serem prestados em pessoas que desenvolvem ou apresentam o risco de desenvolver escaras de decúbito.

Clique aqui para fechar

Leitura Complementar

Como você já deve ter percebido ao longo de nossas discussões e atividades, a comunicação tem um papel fundamental no trabalho de qualquer equipe. Para aprofundar a reflexão sobre esse tema, você deve ler o texto "Comunicação, informação e ação social" (Clique aqui para abrir).
A partir da leitura faça uma avaliação crítica da comunicação de sua equipe (interna e externa) identificando fatores facilitadores e dificultadores, assim como os meios de comunicação mais utilizados.


Como vimos anteriormente, a busca pela qualidade do trabalho exige que a Equipe repense seu processo de trabalho: suas finalidades, os objetos de intervenção, os meios que utiliza, as competências e a capacitação dos seus membros, e também quais os agentes com os quais interage. Mas é fundamental nessa reflexão que a Equipe também contemple como está sendo conduzida a "gestão" do seu processo de trabalho. O texto seguinte tem como objetivo contribuir para essa reflexão.