Acompanhamento das Ações Efetuadas e a Avaliação dos Resultados
Neste estudo, vamos abordar a questão da utilização do conhecimento acerca dos problemas prevalentes em saúde da comunidade para o acompanhamento das ações efetuadas e para a avaliação dos resultados alcançados.
Sabemos que muitas doenças ou agravos à saúde podem ser preveníveis. No entanto, muitas enfermidades, devido à multiplicidade de seu caráter causal, dificilmente são passíveis de prevenção.
E qual será então o objetivo das ações de saúde executadas pelas unidades básicas?
<>Evidentemente que os serviços de saúde devem se esforçar para tentar prevenir, tratar e reduzir a duração da doença ou o desconforto e a incapacitação associados a ela.
Em todos os casos, a avaliação do impacto das intervenções deve ser efetuada, visto que os resultados mostram o que se está conseguindo em termos de saúde no contexto de vida e aspirações diárias das pessoas.
Como se encontra o processo de garantia do prosseguimento da assistência nos demais níveis de complexidade?
A sua UBS se encontra em sintonia com os demais níveis de atendimento?
Lembre-se de que a integralidade da atenção prevê, além das ações dirigidas ao tratamento (recuperação da saúde), as de promoção da saúde, prevenção e reabilitação, bem como a longitudinalidade do atendimento requerido nos demais níveis de complexidade. É o que se denomina amplitude de serviços.
Como ter à disposição recursos necessários para a resolução dos problemas de saúde mais prevalentes?
Em geral, os autores propõem inúmeras formas de realizar avaliação em saúde. Uma delas, muito utilizada, baseia-se em três aspectos essenciais:
Estrutura: a avaliação se volta para os recursos físicos e materiais disponíveis e gastos com o desenvolvimento das ações, ou seja, desde a segurança e aparência agradável das unidades de saúde até a adequação dos equipamentos que contribuem para a prestação dos serviços.
Processo: diz respeito à maneira como as atividades são desenvolvidas. Trata-se da qualidade da atenção, da qualificação do pessoal dos serviços de saúde e também da satisfação dos usuários com os serviços executados.
Resultado: referente ao efeito conseguido, isto é, ao impacto proporcionado pela ação de saúde.
Reflexão:
Nas reuniões de planejamento da sua UBS, a equipe tem discutido esses aspectos?
Consegue-se estabelecer uma relação de causa e efeito entre estrutura, processo e resultados?
Vamos supor que uma determinada ação tenha o seu processo bem conduzido. Como exemplo, tomemos o grupo de tabagistas, como avaliar essa ação? Apenas pelo processo? Mas quanto aos resultados? Vamos considerar o quê? Apenas aqueles que deixaram de fumar ou sua relação com o número de participantes? E a incidência de novos fumantes em seu território? Observe que há muito a ser levado em consideração.
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Saiba Mais:
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