A atuação com escolares foi uma das primeiras ações de enfoque coletivo na odontologia, juntamente com a fluoretação da água. Iniciado na década de 1950 segue ainda hoje como uma das principais atividades desenvolvidas pela equipe de saúde bucal no serviço público.
Hoje, no entanto, esse trabalho está inserido em outro contexto e, por este motivo, possui outros pressupostos. Mas em que mudaram as atividades na escola? Qual é a relação entre o trabalho em escolas e a equipe de atenção básica? E quais atividades coletivas, além do trabalho nas escolas, a equipe de saúde bucal pode desenvolver?
Você já estudou alguns conceitos como longitudinalidade, vínculo e vigilância em saúde. Agora vamos partir desses conceitos para pensar como as ações coletivas podem ser utilizadas de forma articulada e em um contexto amplo, integradas a outras ações da rede de saúde, tendo em vista o objetivo de promover a saúde na infância. Iniciativas que suportem a saúde física, mental e social de forma sustentável na escola certamente terão impacto na condição da saúde bucal de toda a comunidade escolar.
Ao final desta unidade, portanto, você estará apto a identificar possibilidades de realização de trabalho coletivo e interdisciplinar em saúde bucal com crianças e a desenvolver ações nesse sentido. Pronto para começar? Então vamos lá!
Saiba Mais
Clique aqui e leia mais sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Clique aqui e conheça o Programa Saúde na Escola.
Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo