Atenção Integral à Saúde da Criança

Ações Coletivas Voltadas à Promoção da Saúde da Criança à Prevenção de Doenças Bucais na Infância

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Trabalho em Escolas e Creches

Por fim, é necessário que os profissionais de odontologia compreendam o trabalho nas escolas e creches como uma das várias frentes de atuação visando à saúde bucal das crianças. Como você já pôde observar por meio dos vários pontos discutidos até agora, as atividades coletivas nessas instituições devem ser pensadas a partir da aplicação de conceitos e princípios do processo de trabalho na equipe de saúde. A partir deles, a metodologia de trabalho irá depender do contexto escolar, da realidade do território, das habilidades pessoais dos profissionais de saúde e das dificuldades e oportunidades que surgirem durante o percurso.

O êxito das ações coletivas requer que você tenha entusiasmo e persistência. Mesmo que esteja acostumado somente à atuação clínica, você não precisa esperar o contexto ideal em termos de formação técnica dos profissionais e receptividade das instituições para iniciar o trabalho coletivo, uma vez que este é construído e consolidado pela soma dos pequenos resultados do dia a dia. Esta é a lógica do aprender fazendo e da educação permanente em saúde; executar as ações, contornar as dificuldades, avaliar e aprimorar o trabalho são processos que se integram e constituem o cotidiano das práticas em saúde.

Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo

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