Atenção Integral à Saúde da Criança

Ações Coletivas Voltadas à Promoção da Saúde da Criança à Prevenção de Doenças Bucais na Infância

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Trabalho Coletivo na Comunidade

Educação Permanente, Monitoramento e Avaliação

De acordo com o conceito de educação permanente, o processo de educação dos trabalhadores da saúde deve partir da problematização do processo de trabalho e integrar-se a ele, considerando ainda que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações. O processo de educação permanente em saúde tem como objetivo a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.

É visando à efetiva transformação das práticas profissionais que o trabalho com os ACS deve incluir ações de educação permanente, uma vez que somente a capacitação técnica não reflete, automaticamente, em mudanças no processo de trabalho. Essas ações podem ocorrer tanto nas reuniões mensais da equipe quanto no dia a dia. Consistem em discutir as situações, dúvidas e dificuldades surgidas nas visitas domiciliares, revisar informações, motivar os profissionais e avaliar as visitas. A equipe de saúde bucal também deve estar constantemente atenta às demandas em termos de educação permanente, conforme as necessidades identificadas pelos ACS durante suas visitas.

O monitoramento das visitas pode ocorrer na rotina do trabalho ou em reuniões de equipe. Convém estabelecer previamente as metas de produção e a forma das visitas conforme a realidade local. A Equipe pode criar um formulário próprio para o registro das visitas programáticas a fim de auxiliar no monitoramento. É interessante também pactuar uma meta em conjunto com os ACS. Por exemplo: você pode demonstrar ao ACS que se determinada microárea tem 60 famílias com crianças, para alcançar uma cobertura de 100% no período de um ano, será preciso realizar 5 visitas programáticas por mês.

Uma das principais dificuldades inerentes ao trabalho com os ACS é o próprio contexto de trabalho desse profissional. Sobre os ACS tradicionalmente incide grande parte das queixas da população, cobranças em relação à produtividade, além dos sucessivos processos formativos e o acúmulo de responsabilidades. A inserção de novas atividades na rotina dos ACS deve ser um processo cuidadoso. É importante que a Equipe de Saúde Bucal se proponha a desenvolver um trabalho efetivamente integrado, evitando simplesmente delegar tarefas aos ACS.

Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo

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