Fazendo uma pesquisa rápida na internet, você pode encontrar uma série de estratégias metodológicas para utilizar nas escolas.
Mas qual é mesmo o objetivo da atividade?
E em que medida ela vai contribuir para a ampliação do conhecimento ou para a sensibilização dos alunos em relação a importância dos cuidados com sua saúde bucal?
De acordo com os PCN, a educação em saúde requer a adoção de abordagens metodológicas que permitam ao aluno identificar problemas, levantar hipóteses, reunir dados, refletir sobre situações, descobrir e desenvolver soluções comprometidas com a promoção e a proteção da saúde pessoal e coletiva e principalmente aplicar os conhecimentos adquiridos, isso precisa se repetir na atuação dos cirurgiões dentistas junto à população.
Dessa forma os profissionais devem utilizar metodologias que promovam a participação ativa do aluno, valorizando seu conhecimento prévio sobre o tema e permitindo que ele produza uma leitura própria das informações que recebe. No entanto, além da adequação dos recursos metodológicos, é importante que o profissional de saúde tenha conhecimentos básicos sobre estratégias de comunicação utilizadas na coordenação de grupos. Alguns exemplos são:
• valorizar as dúvidas e as considerações dos alunos;
• resgatar e relacionar as falas;
• incentivar a participação por meio de questionamentos ao grupo;
• realizar um fechamento da atividade.
Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo