O trabalho de educação em saúde é responsabilidade única dos profissionais de saúde? Ele pode ser compartilhado?
Como já foi mencionado, os PCN estabelecem que a saúde é um tema transversal, devendo permear diferentes atividades desenvolvidas pela escola. Por isto é interessante que o professor organize trabalhos de diversas áreas em função de problemáticas de saúde.
Assim, ao tratar desses temas, os alunos aprenderão a lançar mão de conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, entre outras, na busca de soluções para questões reais. Fazer campanhas ou seminários, mobilizando diversas classes, e realizar pesquisas, divulgando as informações produzidas, são formas de aprender, de socializar conhecimentos e de desenvolver atitudes de compromisso com a saúde coletiva.
Nesse sentido é importante que você conheça a Proposta Curricular (documento que orienta o processo educativo) do seu município e o Projeto Político-Pedagógico (conjunto de princípios que norteia o planejamento em cada unidade escolar) de cada escola em que atua ou vai atuar, e suas especificidades, a fim de integrar suas ações com o trabalho do professor.
Um aspecto importante do trabalho em grupo diz respeito à divisão de responsabilidades na Equipe de Saúde Bucal. De acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, recomenda-se que as atividades coletivas sejam executadas preferencialmente por Auxiliares de Saúde Bucal (ASB), Técnicos em Saúde Bucal (TSB) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Já o planejamento, a organização, a supervisão e a avaliação das atividades ficam sob responsabilidade do dentista .
Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli, Lorenzzoni, Faccin, Miranda e Delziovo