Atenção Integral à Saúde da Mulher

Atenção à saúde bucal da mulher no Período Pré-natal,
no Puerpério, no Climatério e na Menopausa

Créditos

página:

Atenção integral à saúde da mulher no climatério e na menopausa

Por volta dos 45 anos de vida, em geral, as mulheres iniciam um período em suas vidas no qual ocorre a transição da função fértil ou reprodutiva para a não reprodutiva, em decorrência da diminuição dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona produzidos pelos ovários. Esta fase da vida é chamada de climatério.

Certamente, você já escutou ou leu que as mulheres têm uma expectativa de vida maior que os homens. As mulheres que passam a terceira idade e que estão no climatério precisam realizar atividades que possam lhe proporcionar uma vida com mais qualidade. A equipe de saúde, em conjunto com outros setores e serviços da comunidade, deve se articular para propor e realizar atividades de acordo com as necessidades desta faixa etária.

Na prática:

E você? Certamente, nas consultas efetuadas, algumas mulheres informaram que estavam na menopausa ou que sentiam calorões devido à idade. Que importância você deu a isto? Você já estudou profundamente sobre o tema? Já se questionou acerca dos conceitos de menopausa e climatério? Tem alguma mulher próxima a você que esteja vivenciando estes períodos? Vizinhas, tias, mães, colegas de trabalho? Na sua comunidade, existe algum serviço que contemple esta questão? O que você leu a respeito?

Dialogue com alguma mulher na faixa de idade dos 45 anos ou mais a respeito e veja o que ela sabe sobre climatério e sobre os cuidados que pode realizar. Depois disso, convidamos você a estudar um pouco mais e a refletir acerca desta temática.

Alterações na saúde bucal

Grande parte dos problemas odontológicos no climatério é acompanhada por mudanças físicas, entre elas as alterações na cavidade bucal, sendo as mais comuns o desconforto bucal como: secura na boca, garganta e lábios, perda do paladar ou gosto metálico e mau hálito, dificuldade de deglutição e queimação na língua, além da perda óssea alveolar resultante da osteoporose e da doença periodontal (BRASIL, 2008b).

Conforme Hass et al. (2009), alguns estudos têm observado que mulheres submetidas a tratamento de reposição hormonal (TRH) possuem um aumento da retenção dentária e diminuição da destruição periodontal. O estudo desenvolvido pelos autores com mulheres do sul do Brasil concluiu que o tratamento de reposição hormonal pode trazer benefícios à saúde periodontal.

Leitura complementar:

Para se aprofundar no tema, clique aqui e consulte o Manual de atenção à mulher no climatério/menopausa.

E na sua realidade? Existem grupos com mulheres gestantes? Que profissionais desenvolvem este grupo?

A comunidade participa do planejamento?

Carcereri, Santos e Tognoli

Tópico 3 - página: