Atenção Integral à Saúde da Mulher

Atenção à saúde bucal da mulher no Período Pré-natal,
no Puerpério, no Climatério e na Menopausa

Créditos

páginas:

Cuidados do período pré-natal

É muito importante verificar antes do tratamento se a gestante apresenta as seguintes manifestações: hipoglicemia, síndrome da hipotensão postural e reflexo do vômito, pois tais manifestações vão exigir cuidados especiais por parte do dentista.

Dentro da consulta odontológica, vale orientar a gestante com relação à higiene bucal e dieta, explicando também quais são as alterações fisiológicas que ocorrem durante a gestação, e a importância da manutenção da saúde bucal, tanto para si como para seu feto.

No que diz respeito à higiene bucal, é recomendada a escovação dos dentes com dentifrício fluoretado pelo menos duas vezes ao dia, assim como a utilização do fio dental, ao menos uma vez ao dia. Os agentes antimicrobianos, como a clorexidina, podem ser utilizados para o controle da gengivite se o dentista achar necessário.

No tocante à dieta, a alimentação da mãe tem um papel importante para o desenvolvimento do feto. Por isso, é prejudicial para ambos que a gestante tenha uma dieta rica em sacarose, já que o açúcar natural dos alimentos é suficiente para suprir as necessidades nutritivas.

Importante: a gestante deve evitar os açúcares, principalmente entre as refeições.

A partir do quarto mês de gravidez, o paladar do bebê começa a desenvolver-se, portanto, se nessa fase a gestante ingerir muito açúcar, seu filho tenderá a gostar muito de doces. E mesmo após o nascimento do bebê, deve-se acostumá-lo aos sabores naturais dos alimentos. Recomenda-se que os alimentos oferecidos aos bebês não sejam adoçados artificialmente.

Vamos lembrar mais uma vez que, para o desenvolvimento das consultas odontológicas, é importante que o dentista procure previamente o médico ou a enfermeira, ou os profissionais do NASF, como psicólogo e nutricionista, para juntos avaliarem o estado físico e emocional da gestante. Nessa conversa, é significativo discutir os níveis tensionais, estado nutricional e nível de edema.

Os levantamentos periapicais, assim como as radiografias extrabucais, como as panorâmicas, deverão ser evitados, como também as grandes reabilitações, as quais deverão ser realizadas somente após a gestação.

No pós-parto, a mãe estará provavelmente amamentando. Portanto, devem-se evitar as drogas reconhecidamente eliminadas no leite materno e potencialmente prejudiciais à criança.

Uma droga que está contraindicada na gestação é a tetraciclina. Além de poder causar injúrias ao pâncreas e ao fígado, pode atravessar a barreira placentária e causar malformações e pigmentações nos dentes decíduos se o medicamento for dado para a mãe durante o processo de calcificação dos dentes de seu futuro filho, podendo ainda resultar em deficiência do crescimento ósseo.

Carcereri, Santos e Tognoli

Tópico 1 - páginas:
Próximo
Tópico