O câncer de mama e o câncer de colo uterino são os cânceres ginecológicos que mais matam mulheres no país.
Entretanto, durante toda sua vida, apenas metade das mulheres realizam pelo menos um exame preventivo de câncer de colo uterino e apenas um terço delas serão submetidas a um único exame de mamografia.
Câncer de mama
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Conforme dados do Instituo Nacional do Câncer – INCA (BRASIL, 2007), a cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama.
Como foi discutido anteriormente, é preciso atentar para os riscos relacionados aos ciclos de vida da mulher. No caso do câncer de mama, os principais fatores de risco estão justamente relacionados à vida reprodutiva da mulher: menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal. Além desses, a idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco.
O câncer de mama é, provavelmente, o mais temido pelas mulheres, segundo dados do INCA (BRASIL, 2002), devido a sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.
As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos; posteriormente, o mesmo se dá de forma mais lenta. Essa mudança no comportamento da taxa é conhecida na literatura como Clemmesen´shook, (CLEMMENSEN, 1948) e tem sido atribuída à menopausa.
O número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil, em 2012, foi de 52.680 (BRASIL, 2012), com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Na região Sudeste, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, com um risco estimado de 69 casos novos por 100 mil. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul (65/100.000), Centro-Oeste (48/100.000) e Nordeste (32/100.000). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100.000).
Carcereri, Santos, Tognoli, Oliveira e Freitas