O papel da Equipe Multiprofissional face aos principais motivos de consulta e às queixas ginecológicas mais comuns
Com foco na integralidade da atenção e nos conhecimentos dos aspectos fisiológicos presentes no ciclo de vida, os profissionais da equipe de saúde da família devem reconhecer que muitas mulheres procuram a equipe de saúde apenas por queixas ginecológicas.
"O sangramento uterino anormal, juntamente com a dismenorreia, a dor pélvica, a anticoncepção e a leucorreia, são os motivos mais frequentes de consulta em clínica ginecológica." (PESSINI, 2004, p. 452).
Alterações do ciclo menstrual
A menstruação exerce um papel importante na regulação hormonal e manutenção da saúde no corpo da mulher e sua experiência no ciclo de vida feminino e é influenciada por inúmeros fatores que vão muito além do biológico, devendo ser compreendida pelos profissionais de saúde em sua complexidade.
Assim como a menarca implica em uma transição importante na vida da mulher, o climatério denota um momento que é, muitas vezes, carregado de estereótipos negativos. Além disso, dependendo de como são vivenciadas as várias etapas do ciclo menstrual, a sintomatologia deve ser avaliada de forma consistente para maior resolubilidade.
Independentemente da queixa ginecológica estar associada a uma doença, você, como profissional da saúde, sempre deve dar apoio emocional, com discussão e orientação sobre o problema. Lembre-se também que o apoio, a discussão e a orientação podem ser trabalhados em grupos, podendo ser solicitado o apoio dos profissionais do NASF na sua implementação e desenvolvimento.
Através dos conhecimentos obtidos pelos avanços da biologia molecular nos últimos anos, já está claro que várias moléculas e receptores estão envolvidos no retrocontrole, mas o conhecimento básico dos principais agentes envolvidos no ciclo menstrual normal já é suficiente para investigar e tratar as principais alterações do ciclo menstrual.
O retrocontrole é um mecanismo essencial que modula as várias etapas de produção e secreção hormonal.
Carcereri, Santos, Tognoli, Oliveira e Freitas