Atenção Integral à Saúde do Idoso

Práticas Educativas na Atenção à Saúde do Idoso

Créditos

páginas:

Práticas educativas na atenção à saúde do idoso

Orientações aos familiares cuidadores

As questões relativas ao envelhecimento necessitam o envolvimento de toda a família, seja pela preocupação decorrente das influências da aposentadoria nos níveis de consumo familiar, seja, por exemplo, na decisão de uma filha de meia idade em aceitar cuidar de sua mãe em sua residência.

Este impacto será maior ou menor, dependendo das características de cada núcleo familiar. Nos casos em que já existam conflitos familiares estabelecidos, a tendência será de sua exacerbação, com sobrecarga de alguns de seus integrantes.

Na medida em que se amplia a longevidade, mais complexas se tornam as necessidades de assistência diária dos idosos, o que exige que as famílias assumam responsabilidades cada vez mais complexas e por períodos mais longos.

Neste contexto, o profissional de saúde precisa compreender as várias estruturas, modos de funcionamento, relações, conflitos, papéis e relacionamentos familiares, para que possa conceber estratégias eficientes no trabalho de orientação das famílias de idosos e de seus cuidadores.

A maior parte das necessidades de cuidados domiciliares dos idosos é provida pelos seus familiares e não por profissionais. É preciso considerar as questões de gênero envolvidas nesse processo: cerca da metade dos cuidadores dos idosos masculinos são suas esposas, e o segundo maior grupo de cuidadores é composto por filhas e noras. Eliopoulos (2005) destaca que hoje as mulheres de meia idade passam mais tempo cuidando dos pais do que dos seus próprios filhos, muitas vezes cuidam de ambos ao mesmo tempo. Informa, ainda, que uma em cada sessenta mulheres trabalhadoras em tempo integral é cuidadora e uma em cada doze é cuidadora em potencial.

Na prática

O enfermeiro pode auxiliar no reconhecimento das condições de saúde bucal dos idosos e necessidades daí derivadas como importante ferramenta de inclusão e acesso aos serviços odontológicos. Esta avaliação pode e deve ser procedida de modo bastante simples por todos os membros da equipe. Também se trata de revisar procedimentos de higiene de dentes, mucosa bucal e próteses removíveis. Cuidadores também devem ser informados sobre os cuidados em saúde bucal. Discuta em equipe quais as alternativas mais adequadas às condições de saúde do idoso.

As ações da equipe de saúde devem direcionar-se aos idosos e suas famílias, estruturando o processo de cuidado no sentido de favorecer as capacidades funcionais de todos os seus membros, potencializando as experiências de cuidado.

Na prática

Para sedimentar o que foi estudado, procure selecionar, dentre as famílias de sua área, uma em situação de fragilidade, na qual você identifique um familiar cuidador. Descreva os problemas reais e potenciais no cuidado do idoso. Quais as abordagens que você poderia utilizar para apresentar ao familiar cuidador outras opções de cuidado? Procure desenvolver um plano de cuidados para auxiliar essa família.

Martini, Mello, Xavier, Botelho, Massignam

Tópico 1 - páginas: