Atenção Integral à Saúde do Idoso

Práticas Educativas na Atenção à Saúde do Idoso

Créditos

páginas:

Práticas educativas na atenção à saúde do idoso

Um dos grandes desafios da promoção da saúde para pessoas idosas é a aceitação do envelhecer e da cronicidade de algumas doenças. A concepção acerca do envelhecimento, em sua forma mais ampla – biopsicosocial, econômica, espiritual e cultural – e suas consequências na multiplicidade de problemas associados exigem uma abordagem do processo de aceitação, resgate da autonomia, participação e responsabilidades no tratamento. As temáticas e as atividades a serem propostas devem ser discutidas com os participantes de forma a estarem mais adequadas às demandas e às realidades locais.

Toda a equipe pode participar do grupo, tomando-se o devido cuidado para o número de profissionais não ser excessivo, isso pode vir a inibir a participação das pessoas.

Torna-se necessária a elaboração de um cronograma de participação dos membros da equipe. Recomenda-se ainda que seja feita uma escala entre os profissionais para que eles não programem concomitantemente essas atividades com as tarefas da Unidade de Saúde.

Cabe ao gestor municipal dar suporte para a realização das atividades em grupo, garantindo a educação permanente dos profissionais e o fornecimento de recursos materiais.

Leitura complementar:

Sugestão de leituras complementares:

BASTABLE, S. B. O enfermeiro como educador: princípios do ensino aprendizagem na prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Martini, Mello, Xavier, Botelho, Massignam

Tópico 1 - páginas: