Atenção Integral à Saúde do Idoso

Práticas Educativas na Atenção à Saúde do Idoso

Créditos

páginas:

Práticas educativas na atenção à saúde do idoso

Buscaremos, nesta unidade, tratar de práticas de promoção de saúde, a fim de que a equipe de saúde, em conjunto com a pessoa idosa e seus familiares, possam implementar ações que evitem ou minimizem os problemas que interferem na saúde do idoso. Elas podem ter como público-alvo os idosos, seus cuidadores e familiares, numa perspectiva do trabalho integrado entre a equipe e a família. São práticas que se baseiam na compreensão ampliada acerca dos problemas e desafios típicos do processo de envelhecimento.

Disponibilizaremos diversas estratégias para o sucesso dessas práticas e esperamos, com isso, que o planejamento e a implementação das ações em saúde sejam integradas na perspectiva do cuidado integral à saúde do idoso.

As situações de isolamento podem ser enfrentadas, por exemplo, a partir da promoção de redes sociais de apoio que revertam essa situação. Inúmeras comunidades desenvolvem programas que facilitam a socialização, como passeios, excursões, atividades de grupos, jogos, e até mesmo atenção via contato telefônico, entre outras opções.

A parceria com outras instituições da comunidade, como as Igrejas, escolas, museus, bibliotecas e organizações da sociedade civil pode potencializar as oportunidades de reunir pessoas com interesses e necessidades semelhantes.

A avaliação da segurança de um ambiente, como também da capacidade do idoso de reconhecer e responder aos riscos, buscando um ambiente seguro, são componentes importantes na promoção da qualidade de vida dessa população.

Martini, Mello, Xavier, Botelho, Massignam

Tópico 1 - páginas: