Atividades educativas em saúde nos grupos de idosos
Um grupo é constituído a partir de interesses e temas em comum. É um espaço possível e privilegiado de rede de apoio e um meio para a discussão das situações comuns vivenciadas no dia a dia. Permite descobrir potencialidades e trabalhar a vulnerabilidade.
O trabalho em grupos possibilita a ampliação do vínculo entre equipe e pessoa idosa, sendo um espaço complementar da consulta individual, da troca de informações, de orientação e de educação em saúde (BRASIL, 2006).
Destaca-se o papel fundamental da socialização obtida em qualquer trabalho em grupo, o que, por si só, pode representar novas perspectivas para a pessoa idosa (dependendo de sua situação familiar e comunitária), além de maior aceitação na sociedade.
Faz-se necessário maior reflexão das Equipes de Saúde sobre o trabalho em grupo, para poder utilizá-lo de forma mais reflexiva e efetiva.

Para organizar um grupo com pessoas idosas, a equipe de saúde deve estar mobilizada e ter incluído essa atividade em seu planejamento. Existem inúmeras estratégias para convidar as pessoas idosas a participarem de grupos, como: fixar cartazes na Unidade de Saúde e em pontos estratégicos na comunidade – escolas, associações, supermercados – e durante a realização de procedimentos e consultas.
Na divulgação do grupo, é essencial o envolvimento dos agentes comunitários de saúde (ACS), os quais, a partir das visitas domiciliares, podem incentivar a participação dos idosos.
Martini, Mello, Xavier, Botelho, Massignam