Lucila Amaral Carneiro Vianna
Revisão de Celso Zilbovicius e Daniel Almeida Gonçalves
Apresentação
Este texto foi organizado a partir de um conjunto de conceitos sobre o processo saúde-doença, questões históricas e o papel da equipe ao atuar nesse processo. No intuito de tornar sua leitura mais rica e interessante, mesclamos conceitos, modelos teóricos e sua aplicação em alguns exemplos práticos.
O trabalho na Estratégia Saúde da Família requer uma base epidemiológica, em que o fenômeno saúde-doença deve ser compreendido e revisitado muitas vezes no decorrer de nossa prática. Como veremos, os paradigmas sobre esse fenômeno modificaram-se com o passar do tempo, evidentemente a partir da evolução da tecnologia e dos avanços socioeconômicos que envolveram as civilizações.
Acreditando na força da Atenção Primária à Saúde por meio da Estratégia Saúde da Família como esteio da promoção de saúde e marco na qualificação da vida dos indivíduos e da comunidade, é que compartilhamos com você algumas reflexões e considerações. Esperamos que com isso possamos contribuir para a construção do Sistema Único de Saúde.