Vamos analisar neste estudo as características, eixos e diretrizes da APS.
É importante ressaltar que assumimos neste estudo os princípios da APS Ampliada, ou seja, orientada à comunidade. Esse posicionamento, apesar de ser político, tem uma base epistemológica, está profundamente relacionado com uma visão de mundo e, consequentemente, com uma concepção de saúde/doença.
Existem várias opções teóricas que poderiam ser usadas como pontos de partida. Poderíamos dizer, por exemplo, que a APS está baseada na Vigilância da Saúde.
Outro ponto de partida poderia ser o Cuidado Transversal.
Outros poderiam argumentar que seria a Integralidade das Ações, ou seja, não se pode negar nem a legitimidade de qualquer um desses elementos, nem a relação intrínseca que eles guardam.
Estamos falando, é claro, da APS Ampliada, orientada à comunidade. Que fique bem claro, também, que, quando nos referimos à comunidade, estamos assumindo que nela há famílias e nessas famílias existem pessoas. Comunidade tem vida, pulsa.
A seguir vamos ver detalhes sobre as principais características da APS, entre elas: Orientação para a comunidade, Primeiro Contato, Acessibilidade, A longitudinalidade e Coordenação do cuidado.
Clique nas setas ou nas plcas e conheça os detalhes.
Agora que você conheçe algumas características da APS Amplicada, pode ver o detalhamento sobre uma caraterística que merece destaque, a Integralidade.
Clique nas setas para ver o detalhamento.
Neste estudo conhecemos mais a APS, suas características, eixos e diretrizes. Você conseguiu perceber as relações existentes entre a semântica, a concepção de saúde e de doença, as ações de saúde, a epidemiologia e a educação têm na configuração ideológica da APS? Então atingiu o objetivo deste estudo.
Faça a autoavaliação a seguir e verifique seu aprendizado; caso não tenha um desempenho satisfatório, refaça seus estudos.