Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB)


No Brasil, os Sistemas de Informações em Saúde são divididos em vários subsistemas. O que trata das informações sobre a atenção básica é chamado de Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB).

Já na década de 1990 o número crescente de equipes da ESF e de famílias assistidas e acompanhadas pela estratégia gerava uma expressiva quantidade de dados que não eram considerados pelos serviços de saúde. Para administrar esse volume de dados, o Ministério da Saúde desenvolveu um sistema para o gerenciamento das informações produzidas no âmbito da ESF, o SIAB.

Essas informações são recolhidas em fichas de cadastramento e de acompanhamento e analisadas a partir dos relatórios de consolidação dos dados.

A sistematização e a depuração desses dados permitem que os profissionais conheçam a realidade sociossanitária da população acompanhada pela equipe e possam auxiliar no planejamento local de saúde e na avaliação das medidas implementadas.

Veja quais são os instrumentos de coleta de dados do SIAB.

Importante!

Como profissional da ESF, certamente você trabalha e conhece cada uma das fichas do SIAB. Dessa maneira, não cabe nesse momento e nesse curso descrever os modos de preenchimento dos seus campos e blocos. Mas precisamos discutir suas potencialidades e como o SIAB é trabalhado na sua Unidade de Saúde. Não há dúvidas de que o SIAB pode ser uma poderosa ferramenta na consolidação da ESF. A quem cabe transformar essa possibilidade numa realidade? Aos gestores e profissionais. Sim, você também deve melhorar os registros, cuja qualidade ainda é bastante inferior em comparação com outros SIS. Por exemplo, quando uma microárea está descoberta em razão das férias de uma ACS, como os dados daquela região serão anotados? Ou não serão? Você também deve agir ativamente para que a sua equipe e o seu gestor empreguem os dados do SIAB nas discussões de planejamento local. Seja um agente da mudança, contagie seus colegas a realizar planejamentos baseados na realidade epidemiológica de sua comunidadade.

Saiba Mais

O Ministério da Saúde disponibilizou um manual do SIAB. Se você quiser saber um pouco mais sobre esse Sistema de Informação leia o manual acessando o site

http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/geral/manual_siab2000.pdf

A seguir disponibilizamos uma autoavaliação do conteúdo.