O primeiro passo para se trabalhar a saúde da criança no território é fazer um levantamento dos cadastros das crianças com idade até cinco anos, ou mais, caso sua equipe já esteja mais estruturada em sua área, e com registros atualizados.
Para levantar esses dados, é de extrema importância reunir toda a equipe e verificar os registros que estão sendo realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde, se esses registros estão discriminando faixa etária e sexo.
Nesse momento, já é apropriado também discutir em equipe se existe alguma dificuldade de registro pelos agentes, ou algum outro ponto que seja relevante ser questionado, para se propor atividades de educação permanente para os agentes. Geralmente, algumas questões no preenchimento da Ficha C deixam dúvidas, como as vacinas, o crescimento e o desenvolvimento, assim por diante. A Ficha C é utilizada para registrar o acompanhamento da criança, sendo instrumento utilizado pelo agente comunitário de saúde sob acompanhamento do enfermeiro.
Nos casos em que o registro não esteja atualizado, é importante identificar os motivos e traçar estratégias para que 100% das crianças estejam com o registro atualizado. Após essa verificação, algumas questões são fundamentais de serem identificadas para que se possa priorizar o cuidado de algumas crianças em específico com relação à população total.
No SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica), a equipe deve focar algumas informações que servirão de base para a priorização de ações com relação à saúde da criança. Veja estas informações na animação a seguir:
O planejamento das ações em equipe deve ser fundamentado em dados atualizados que realmente espelham a realidade da região trabalhada. Para que isto aconteça, a investigação dos indicadores pode ocorrer com o levantamento de problemas feito na visita domiciliar, por isto é importante que os Agentes Comunitários de Saúde sejam bem orientados pela equipe Saúde da Família.
Faça a autoavaliação a seguir e verifique seu aprendizado, caso não tenha um desempenho satisfatório, refaça seus estudos.