A Família e a Prevenção


As relações familiares, os mundos conhecidos da rotina da casa se tornam as primeiras referências da criança. É no seio da família que ocorre o desenvolvimento humano. As experiências de vida da primeira infância (primeiros seis anos de vida) são fundamentais para uma vida adulta saudável.

Atender a criança integralmente significa possibilitar que ela organize suas experiências de ser criança de tal maneira que sejam atendidas suas necessidades humanas essenciais, ou seja, de transitar de sua condição biológica para um ser da cultura, com identidade e subjetividade próprias e singulares.

Nesta perspectiva, cabe à família orientar e preservar as crianças de todas as agressões do meio ambiente e da sociedade como um todo. Cabe ao profissional da equipe Saúde da Família orientar os familiares para as ações preventivas e educativas que possibilitem a criança a se tornar um adulto saudável fisicamente, emocionalmente e socialmente.

Alguns temas são propícios a uma orientação mais direta dos profissionais da equipe de Saúde da Família, clique nos temas na animação a seguir e veja que orientações devem ser passadas às famílias.

Faça a autoavaliação a seguir e verifique seu aprendizado, caso não tenha um desempenho satisfatório, refaça seus estudos.

Souza, Döhms, Carcereri, Tognoli