Normalmente, é em nossa realidade e prática profissional que nos deparamos com situações ou fatos que nos intrigam constantemente, nossa curiosidade é desafiada quando não encontramos respostas satisfatórias. É geralmente, nesse momento, que surgem os primeiros traços que irão delinear o tema de nosso interesse.
Com certeza, você encontrou informações que suscitaram a sua curiosidade, e isso pode ser considerado um tema para pesquisa, que poderá ser desenvolvida como uma prática assistencial, como uma investigação, ou ainda, como uma revisão de literatura sobre o tema.
Apresentamos, a seguir, o esquema das etapas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que trataremos neste módulo.
Conheça um exemplo de situação-problema que um colega descreveu:
Antes de entrar na situação-problema apresentada, é preciso esclarecer:
o aluno pode identificar a situação-problema no seu diagnóstico da realidade;
pode já ter identificado, na sua prática assistencial, um problema que tenha interesse em estudar;
pode ainda fazer os exercícios apresentados neste módulo como um “exercício” mesmo e definir seu tema na sua prática assistencial.
E lembre que um único problema possibilita sempre as três modalidades de estudo, que são:
prática assistencial;
investigação;
revisão de literatura.
Trazer alguma bibliografia sobre o problema.
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Desta forma, observe a realidade descrita por você no Eixo 1 ou a de sua prática assistencial e procure identificar uma situação ou um problema sobre o qual você gostaria de mais explicações ou de desenvolver uma prática assistencial. Descreva-o, mesmo que seja provisório!
Depois, para consolidar o seu tema, observe o que descreve Demo (2001):
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É necessário que o tema seja muito bem delimitado por você, pois temas muito amplos tornam-se difíceis de ser aprofundados e até de direcionar a condução do estudo. É indispensável que a redação seja objetiva, expressando claramente o assunto tratado.
Portanto, ao escolher o tema de estudo, você deve pensar que:
o tema deve responder aos interesses do pesquisador, com fontes de consulta acessíveis e de fácil manuseio;
quanto mais se recorta o tema, maior é a segurança e a criatividade para o desenvolvimento do estudo;
o estudo deve ser claro, interessante e objetivo;
a profundidade e a seriedade do estudo podem ser mais bem percebidas se o pesquisador utiliza linguagem compreensível para o maior número de leitores.
O tema deve voltar-se para a importância que o assunto tem para a área de conhecimento e de interesse do profissional que desenvolverá a investigação. O tema, como já foi dito anteriormente, pode ser desenvolvido a partir de uma prática assistencial, de uma investigação, ou ainda, de uma revisão de literatura.
Afinal, como definir o que realizar? Qual é o significado de cada uma dessas atividades?
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