Os conceitos e instrumentos discutidos neste texto são baseados na teoria das macroorganizações de Carlos Matus. Embora seja uma teoria desenvolvida para macroorganizações, procuramos adaptá-la para unidades básicas de saúde e para Equipes de Saúde da Família.
Os serviços de saúde são organizações bastante complexas, e um de seus maiores desafios é implantar um modelo de gestão que seja compatível com o modelo de saúde proposto e que dê mais efetividade ao sistema de saúde.
No caso da Estratégia de Saúde da Família, na maior parte das situações, é a própria Equipe que tem a responsabilidade de gerir seu processo de trabalho. Nesse modelo de organização é exigido que a Equipe tenha competência, não somente técnica e política, mas também gerencial. Dessa forma, é da maior importância a discussão de um modelo de gestão que dê a essas Equipes instrumentos potentes para gerenciarem seu dia-a-dia.
Segundo o modelo proposto por Matus (1996), podemos compreender a gestão em três níveis: das regras, dos sistemas, e o nível dos fatos.
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Observação
Como foi dito anteriormente, essas regras estão relacionadas com a cultura institucional. Historicamente, o que vemos nas instituições de saúde é uma cultura onde as Equipes locais têm pouca clareza de sua missão, têm pouca autonomia e, consequentemente, pouco compromisso com sua missão e com o projeto político proposto. Como consequência disso, todo o processo de gestão local é de baixa qualidade. Não há planejamento das ações, há pouco uso da informação para tomada de decisão, não se avaliam os resultados alcançados, e assim por diante. |
O desafio que temos é promover uma mudança de cultura, o que demora certo tempo. Se fosse possível uma mudança no nível das regras, isso determinaria uma mudança no processo de gestão local. A Estratégia da Saúde da Família, ao definir uma área de abrangência e vincular a Equipe a uma dada população, aumenta o grau de responsabilidade da Equipe com sua clientela. Isso, aliado à clareza da missão e ao aumento da autonomia da Equipe, pode propiciar um aprimoramento do processo de gestão local e a obtenção de melhores resultados e satisfação com o trabalho.