A Educação em Saúde e a Problematização

 

O processo educativo, seja na saúde ou na educação formal, não deve impor mudanças na maneira de pensar e de agir do indivíduo, mas sim, contribuir para que reflita sobre sua realidade, pois ele se consolida no ato de retornar ao já conhecido, de considerar as informações, de revisar e investigar os dados disponíveis numa busca constante de novos significados.

Uma proposta educativa constitui-se num método dialético que não separa a teoria da prática, no qual os sujeitos se encontram e são responsáveis por aquilo que aprendem, assumindo o papel de sujeitos e não de objetos.

O local de trabalho é o espaço de encontro entre sujeitos. Na medida em que a intersubjetividade se realiza, a aprendizagem acontece, propiciando uma infinita potencialização do ser humano. O profissional de saúde, como trabalhador, precisa agir no ato produtivo com liberdade e autonomia, estabelecendo uma relação pedagógica, no processo de educação em saúde, com um ensino prático-reflexivo estimulando o potencial criativo dos indivíduos e sua autodeterminação.

A transformação da realidade, de modo a ela ser um resultado de atos reflexivos, só se concretiza por meio de um processo educativo, que possibilita a reflexão e uma ação crítica sobre a realidade, comprometidas com a transformação da realidade e a emancipação dos sujeitos.

A essência está em desenvolver a capacidade de perguntar o relevante numa dada situação, para, então, entender e resolver adequadamente os problemas identificados (BORDENAVE; PEREIRA, 1991).

Problematizar a realidade pode ser entendido como a busca de soluções para sua transformação e para resolver questões da prática, promovendo ações originais e criativas.

Esta pedagogia considera a realidade como componente essencial do processo, o trabalhador de saúde e o usuário, como protagonistas, e a educação como ação emancipatória para a solução de problemas de saúde identificados.

O conhecimento que o usuário já possui, contextualizado em sua vivência, é o ponto de partida para os diálogos componentes do processo ensino-aprendizagem. Desenvolver a capacidade de observação do que está ao seu redor e projetar soluções, ações individuais ou coletivas, constitui a inseparabilidade da transformação individual da social.

Verifique sua compreensão sobre as metodologias problematizadoras utilizadas no processo de educação em saúde expostas aqui. Para isso, realize a atividade a seguir.

 

Créditos
Verdi, Buchele, Tognoli