O primeiro elemento necessário para o desenvolvimento do processo avaliativo é a tradução do fenômeno que vamos avaliar. Essa tradução é realizada com os dados do fenômeno. Os dados são valores, números, palavras, frases, que precisam ser analisados para oferecerem informação. Quando são obtidos em investigações, entrevistas, documentos, observações, por meio de procedimentos que nós mesmos conduzimos, são denominados “primários”. Quando são obtidos por meio de consulta a bancos de dados ou relatórios, publicados e conduzidos por outras pessoas ou instituições, são denominados “secundários”.
Saiba Mais:
Você pode identificar os dados disponíveis nos subsistemas de informação em saúde em “Informações de Saúde” em www.datasus.gov.br ou www.saude.sc.gov.br.
Para calcular qualquer indicador são necessários dados, e esses vão determinar a qualidade do indicador. O maior problema para obter bons indicadores reside em dados incompletos ou não confiáveis. Esses, por sua vez, são conseqüência da falta de interesse por parte dos envolvidos na coleta, análise e uso dos dados e da informação. Nesse aspecto, a equipe de Saúde da Família possui papel fundamental. A maior parte dos dados necessários para calcular os indicadores usados no planejamento e avaliação da atenção básica é coletada pela equipe de Saúde da Família. Desde o Agente Comunitário de Saúde até o Coordenador da Unidade, todos têm responsabilidade com a qualidade do dado que será utilizado para promover as mudanças no processo de trabalho da unidade. É comum mencionar o desconhecimento dos níveis centrais quanto à realidade das unidades locais, mas também é comum desprezar o dado que pode oferecer a eles uma leitura mais adequada dessa realidade.
Dica:
Mesmo com bons indicadores quantitativos pode acontecer de não conseguir uma boa explicação do fenômeno que deseja avaliar, sendo necessários dados de outra natureza – os qualitativos. Tais dados são obtidos de forma menos sistemática. Os instrumentos para coleta desses dados são pensados especificamente para o que se deseja saber naquela ocasião, para cada necessidade a que se pensar e formular os instrumentos e técnicas adequados.
A procedência dos avaliadores é outro fator que pode influenciar o processo de avaliação. Avaliadores externos – não vinculados à instituição – possuem a vantagem de não estarem envolvidos diretamente com o objeto, o que pode conferir maior imparcialidade na avaliação. Por outro lado, podem possuir menos conhecimento do objeto, implicando em compreensões fragmentadas dos aspectos envolvidos. Avaliadores internos são aqueles que pertencem à instituição executora, mas não são responsáveis pela execução do programa a ser avaliado. Se por um lado essa posição oferece a vantagem do conhecimento do objeto, por outro implica no risco do envolvimento institucional prejudicar a avaliação.
São freqüentes as combinações de avaliadores externos e internos para combinar as vantagens das posições, constituindo avaliações mistas.
Ainda, pode ocorrer do responsável pela execução ser o avaliador. Nesse caso, trata-se de uma autoavaliação. A AMQ é uma proposta de autoavaliação. Para atuação na equipe Saúde da Família é especialmente importante a Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ), que é uma metodologia desenvolvida especificamente para a estratégia Saúde da Família (SF) avaliar a qualidade dos processos na equipe e na gestão.
São cinco instrumentos de autoavaliação (gestor municipal da saúde, coordenação da SF, unidade SF, equipe SF, profissionais de nível superior da SF) que possibilitam a identificação dos estágios de implantação, desenvolvimento e qualidade da estratégia desde a gestão até as práticas de saúde das equipes junto à população.
O documento técnico que apresenta a proposta definiu ‘qualidade da SF’ como “Grau de atendimento a padrões (de qualidade) baseados nas diretrizes estabelecidas para o SUS e para a Estratégia Saúde da Família, assim também como nas necessidades de saúde e expectativa dos usuários, suas famílias e comunidade; considerando-se os profissionais envolvidos na intervenção e respeitando os conhecimentos técnicos e científicos atuais, de acordo com as normas e os valores culturalmente aceitos”. Foi a partir desse conceito que as questões de avaliação foram formuladas.
Saiba mais:
Você pode ler o documento de apresentação integralmente em www.saude.gov.br/amq. Os instrumentos de avaliação da AMQ estão disponíveis para impressão em www.saude.gov.br/amq e na nossa biblioteca virtual.
Na site do Ministério da Saúde (www.saúde.gov.br/amq) você pode identificar os locais de cadastramento municipal, de impressão dos instrumentos, e de preenchimento dos formulários em rede.
Instrumentos para avaliação
Os cinco instrumentos podem ser divididos em dois grupos: um de Gestão da Estratégia (instrumentos 1- desenvolvimento da estratégia; 2- coordenação técnica; e 3- unidade saúde da família) e outro de Equipe da Saúde da Família (instrumentos 4- consolidação do modelo de atenção; e 5- atenção em saúde).
As questões, em todos os instrumentos, são elencadas em níveis de qualidade, a saber:
E – Qualidade Elementar: abordam elementos de estrutura e as ações mais básicas da estratégia SF
D – Qualidade em Desenvolvimento: abordam elementos organizacionais iniciais e o aperfeiçoamento de alguns processos de trabalho
C – Qualidade Consolidada: abordam processos organizacionais consolidados e avaliações iniciais de cobertura e impacto das ações
B – Qualidade Boa: abordam ações de maior complexidade no cuidado e resultados mais duradouros e sustentados
A – Qualidade Avançada: colocam-se como o horizonte a ser alcançado, com excelência na estrutura, nos processos e, principalmente, nos resultados
Vamos ver alguns exemplos de questões em cada um dos níveis, retiradas do instrumento 4:
E
A visita domiciliar é uma atividade sistemática e permanente de todos os membros da ESF.
(S)
(N)
Na estratégia SF a VD é considerada uma ação fundamental, que deve ser desenvolvida por todos os profissionais da equipe de maneira integrada e complementar. Possibilita conhecer melhor a comunidade, os riscos associados à conformação do território, ampliar o vínculo e identificar casos que necessitam de Assistência Domiciliar tais como pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Recomenda-se que o médico e o enfermeiro dediquem no mínimo quatro horas por semana, cada, para a realização desta atividade.
D
A ESF utiliza as informações do SIAB para o planejamento do trabalho.
(S)
(N)
O padrão refere-se à utilização das informações presentes na Ficha A do SIAB para o planejamento do trabalho da ESF: população, grupos etários, doenças referidas e condições das moradias, dentre outras.
C
A ESF registra e monitora as referências para outros níveis de atenção.
(S)
(N)
Os encaminhamentos para as referências (atendimentos especializados) são registrados sistematicamente em outros instrumentos além do prontuário médico, permitindo o monitoramento do fluxo: casos atendidos/não atendidos, tempo de espera e retorno das informações às unidades (contra-referência). A resposta deve ser afirmativa quando as ações propostas estiverem contempladas: registro e acompanhamento.
B
A ESF trabalha o diagnóstico, o planejamento e a realização das ações para o território de maneira integrada.
(S)
(N)
O padrão compreende que os membros das equipes SF e SB desenvolvem ações de análise da situação de saúde, planejamento e intervenções junto à população de maneira conjunta, integrada e complementar.
A
A ESF realiza avaliação semestral dos resultados alcançados.
(S)
(N)
Padrão avançado, indicando a presença de cultura avaliativa no serviço. A equipe realiza semestralmente, em conjunto ou não com a coordenação, o levantamento e análise comparativa do perfil de saúde da população, da cobertura e impacto das ações, utilizando indicadores estabelecidos previamente.
Observe que cada questão é acompanhada de um texto explicativo, que é o padrão adotado para aquela situação. Dessa forma, pode ser ao mesmo
tempo um instrumento de auto-avaliação e de formação para a estratégia, uma vez que explica como deve ser.
O preenchimento em rede se dá com acesso autorizado por senha. A senha é enviada ao administrador municipal da AMQ, que pode depois criar outras senhas para outros usuários autorizados. No primeiro momento serão preenchidos os cadastros do município, da coordenação, das unidades e das equipes. São criados os grupos avaliativos, que terão acesso aos diferentes instrumentos de avaliação. Após, os questionários poderão ser respondidos pelas equipes e unidades de saúde da família.
Terminamos aqui este estudo. Vimos que com a avaliação é possível entender melhor nosso processo de trabalho, comparar nossos resultados com os objetivos pretendidos, corrigir problemas durante a execução das ações, propor mudanças que melhorem nossa atuação, e que a avaliação pode e deve fazer parte do cotidiano de seu trabalho.Também vimos que a AMQ é um bom instrumento para avaliar os processos de saúde e apontar para possíveis melhorias. Agora para avaliar seu aprendizado neste estudo faça sua autoavaliação.