Unidade 3 |
Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde: avaliação e monitoramento |
Para avaliar o alcance ou não dos objetivos propostos quando do planejamento do programa de trabalho, os indicadores precisam atender todas as seguintes características:
• Validade: o indicador deve ser capaz de medir o que foi proposto.
• Sensibilidade: o indicador deve ser capaz de captar mudanças no que está sendo observado.
• Especificidade: as mudanças captadas precisam ser reais.
• Relevância: o indicador deve ter importância para orientar possíveis mudanças de rumo.
• Simplicidade: o indicador deve ser facilmente coletado.
• Custo-efetividade: os resultados do indicador devem justificar o investimento em seu levantamento.
Oportunidade: o indicador deve estar disponível quando se precisar dele.
 Para todo indicador é necessário: fazer a sua descrição, a qual objetivo está associado, definir periodicidade de avaliação e a forma de coleta. |
Objetivos
• Compreender conceitos básicos de avaliação e monitoramento na saúde;
• Nomear os resultados pretendidos durante a realização de visitas domiciliares no contexto do plano individual de cuidados;
• Selecionar indicadores de qualidade para o monitoramento das ações e cuidados prestados pela equipe da UBS no âmbito domiciliar;
• Utilizar uma matriz de avaliação para monitoramento da atenção domiciliar na RBS.
Um exemplo: indicador e respectiva descrição, periodicidade de avaliação, forma de coleta e objetivo associado.
Indicador » manter comunicação com a agente de saúde de referência da área de abrangência.
- Descrição: trata-se de saber se a pessoa que está sendo atendida em AD pela equipe da UBS e seus familiares conhecem a agente de saúde e a tem como referência para encaminhamento de demandas à equipe
- Objetivo: aumentar o vínculo entre equipe e pessoas restritas ao lar
- Periodicidade: anual
- Forma de coleta: entrevista com a pessoa assistida em AD e familiares (conhece a agente de saúde de referência da equipe que atende na sua área? Costuma falar com ela sobre suas dúvidas? É por meio desta agente de saúde de referência que você e sua família têm resposta às suas demandas?)