Unidade 3 | Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde: avaliação e monitoramento |
Indicadores podem ser referidos:
• À estrutura,
• Aos processos
• Aos resultados.
A utilização de todos em um mesmo processo avaliativo permite observar os diversos aspectos relacionados aos objetivos. Para monitorar e avaliar uma atividade todos os indicadores devem ser considerados.
São aqueles destinados a determinar os componentes operacionais de uma atividade, tais como: existência de transporte para a equipe realizar visitas, composição tecnológica das equipes (profissionais em número e formação/especialidade suficiente e pertinentes as demandas e necessidades de atenção à saúde da população adstrita, inclusive em AD); organização da agenda que permita aos membros do grupo deixar a unidade de saúde.
São aqueles que dizem respeito à formatação do trabalho. Exemplos: indicadores que permitam analisar a adequabilidade do atendimento domiciliar ao método clínico centrado na pessoa, a existência ou não de um plano, pactuado com familiares, para situações de emergência.
Estão relacionados principalmente presença de eventos adversos, como o número de pessoas acamadas que apresentam escaras; o índice de internações entre os que estão em AD e o número de intervenções realizadas nas visitas.