Ações Preventivas
Os traumas dentais são, em sua maioria, eventos causados por acidentes no cotidiano, envolvendo situações passíveis de prevenção. Mesmo as fraturas de próteses, em algumas situações, podem ser prevenidas pela implementação de ações simples de cuidado no dia a dia. Nesta perspectiva, a ideia é promover um ambiente seguro para crianças, adolescentes e idosos, visto que são os grupos etários mais acometidos por esses agravos.
1. Prevenção de traumas dentais
A prevenção de traumas dentais está relacionada ao ambiente - meio onde vivem e circulam os indvíduos das comunidades - e à proteção dos elementos dentais. Portanto, são recomendadas as seguintes medidas preventivas (LEVIN; ZADIK, 2012):
2. Prevenção de fraturas de próteses dentárias
Uma das situações mais comuns que resulta na fratura de próteses removíveis é a queda durante os procedimentos de limpeza. Desse modo, as quedas, e as consequentes quebras, podem ser evitadas pelo manejo atento e zeloso das próteses.
Deve-se orientar os usuários de próteses, ou seus cuidadores, a realizar a higiene das próteses (escovação) na pia, submergida em água ou protegida por um pano ao fundo. Esse cuidado pode evitar o choque da prótese com o material rígido da pia ou da bancada, e mesmo a queda ao chão.
As próteses devem ser sempre acondicionadas em um recipiente plástico, com tampa, identificado e exclusivo para este fim.
Quando a fratura de prótese é ocasionada devido ao desenho inadequado, à construção malfeita ou ao uso de materiais inadequados, a prevenção está diretamente relacionada a um bom planejamento reabilitador, à realização adequada de técnicas clínicas e laboratoriais, como também à boa qualidade dos materiais empregados em sua confecção.