Recomendações após exame citopatológico anormal

Clicando nas numerações abaixo você receberá informações sobre as recomendações iniciais após resultado de exame citopatológico anormal.

O diagnóstico citopatológico compatível com Lesão Intraepitelial de Baixo Grau representa a manifestação citológica da infecção pelo HPV, altamente prevalente e com potencial de regressão espontânea muito frequente, especialmente em mulheres com menos de 30 anos (IARC, 2007). A compreensão da história natural da infecção pelo HPV embasa o adiamento da investigação com a repetição da citologia, evitando também o aumento de custos físicos, psíquicos e econômicos.

Em contrapartida, a lesão intraepitelial de alto grau e o adenocarcinoma in situ são considerados lesões verdadeiramente precursoras do câncer do colo do útero, caso não detectadas e tratadas. É imprescindível orientar as mulheres quanto à necessidade da investigação e, eventualmente, do tratamento. Porém, deve-se enfatizar que essas lesões podem demorar muitos anos para progredir para câncer e que são totalmente curáveis na maioria das vezes.

Clique na imagem abaixo para conhecer quais são as recomendações para exames citopatológicos alterados.

Clique aqui e conheça o fluxograma para encaminhamentos em caso de alterações de células escamosas de significado indeterminado possivelmente não neoplásicas (HPV e NIC I).