Vigilância do óbito infantil e materno no Brasil - 2008 a 2015

A implantação de ferramentas de notificação e monitoramento por meio da web instituída pelo MS de forma compartilhada pelos serviços de saúde nos três níveis de gestão do SUS, com abrangência para todo o país, proporcionou agilidade no conhecimento dos eventos, sobretudo para aqueles cuja ocorrência dos óbitos aconteciam fora do município ou Unidade da Federação de origem do paciente. Clique nos números abaixo para conhecer as vantagens dessas ferramentas:

Esses painéis de monitoramento online para mortalidade materna e infantil representam ferramenta de baixo custo para o usuário, além de serem de fácil manuseio e acessíveis.

Proporcionam aos gestores e gerentes implementar ações de prevenção sendo ajustadas de modo a evitar novos eventos a partir de informações geradas oportunamente (BRASIL, 2014).

Clique nos botões abaixo e conheça as finalidades da vigilância do óbito.

Identificação e notificação
Respostas
Constatações

Identificar e notificar todos os óbitos de mulheres e crianças oportunamente no país, não somente aqueles identificados na rotina do serviço de epidemiologia, mas também por meio de busca ativa e resultado de investigações nas fontes notificadoras.

Responder como se originou a causa básica do óbito, realizando coleta de informações complementares nos serviços de saúde e família.

Constatar como se produziu a morte, por meio do levantamento dos fatores determinantes, fatores de riscos, assim como sobre os processos de trabalho apontando em que contexto ocorreram possíveis fragilidades na assistência à saúde da mulher ou criança.