Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc)

Segundo o IBGE, vem aumentando o número de registros de nascimentos em cartórios de registro civil, nos últimos anos, o que implica em informação concentrada e de boa qualidade nesses estabelecimentos, disponíveis pelas equipes das SMS para realizarem busca ativa (IBGE, 2013; SZWARCWALD et al., 2011). Clique nos números para continuar a leitura:

  • Considerando o acompanhamento do avanço na cobertura de registros captados pelo Sinasc, o sistema ainda apresenta proporção razoável de subnotificação de nascimentos observados, sobretudo nas Regiões Norte e Nordeste, motivo que levou a área responsável pelas estatísticas vitais do MS a realizar pesquisa de busca ativa nas unidades notificadoras de DN em 2000.

  • Em 2009 foram realizadas novas buscas nessas duas regiões, considerando as ocorrências de 2008 (FRIAS et al., 2010; SZWARCWALD et al., 2011).

    As avaliações sucessivas, a partir de 2005, do ponto de vista quantitativo, têm mostrado que a cobertura do Sinasc abrange mais de 90% do total de nascimentos estimados para o país, próximo de 100% em várias unidades da federação (BRASIL, 2015). Qualitativamente, o preenchimento das variáveis é adequado, havendo pequeno número de informações ignoradas ou em branco (RIPSA, 2008)