RENAST

Perfil de morte e adoecimento relacionado ao trabalho

A 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador trouxe como tema principal “TRABALHAR, SIM! ADOECER, NÃO!”, e foi realizada de 24 a 27 de novembro de 2005. Em todo o país, foram realizadas 1.240 conferências e encontros municipais, microrregionais e estaduais e, em sua etapa nacional, reuniu cerca de dois mil participantes.

Teve também como peculiaridade a devolutiva das conferências realizadas e a incorporação de suas propostas à 13ª Conferência Nacional de Saúde.

Em sua convocação houve a participação de três ministérios (Saúde, Trabalho e Emprego e Previdência Social). Em todas as etapas as discussões sobre as questões de saúde, trabalho/emprego e previdência foram uma tônica.

A 3ª CNST representou:

“[...] um momento ímpar tanto pela participação dos três ministérios (Saúde, Trabalho e Emprego, Previdência Social) na sua convocação quanto, e principalmente, na ampla participação de diversos segmentos sociais em todas as suas etapas. As resoluções aprovadas representam um significativo avanço na área e, com certeza, vão repercutir na melhoria das condições de vida no trabalho” (BRASIL, 2011, p. 9).