Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Objetivos da PNST

Entre os objetivos da PNST estão:

Fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde.

Promoção da saúde e ambientes e processos de trabalhos saudáveis.

Garantia da integralidade na Atenção à Saúde do Trabalhador.

Ampliar o entendimento de que a Saúde do Trabalhador deve ser concebida como uma ação transversal, devendo a relação saúde-trabalho ser identificada em todos os pontos e instâncias da rede de atenção.

Incorporar a categoria trabalho como determinante do processo saúde-doença dos indivíduos e da coletividade, incluindo-a nas análises de situação de saúde e nas ações de promoção em saúde.

Assegurar que a identificação da situação do trabalho dos usuários seja considerada nas ações e serviços do SUS e que a atividade do trabalho realizada pelas pessoas, com as suas possíveis consequências para a saúde, seja considerada no momento de cada intervenção em saúde.

Assegurar a qualidade da Atenção à Saúde do Trabalhador ao usuário do SUS.

A Atenção Integral à Saúde do Trabalhador compreende a construção de ambientes e processos de trabalhos saudáveis; a assistência integral à saúde; o fortalecimento da vigilância de ambientes, processos e agravos relacionados ao trabalho.

Também pressupõe a adequação e ampliação da capacidade institucional de modo a permitir que esse conjunto de ações seja desenvolvido com competência e resolutividade pela rede de serviços de saúde.