Métodos hormonais

Anticoncepcionais hormonais orais

Tome nota de algumas informações importantes clicando nos números a seguir:

A primeira opção da pílula combinada deve recair sempre para a pílula de baixa dose (0,03 mg de etinilestradiol), em face da sua melhor tolerabilidade, alta eficácia e baixo custo; e esclarecer a mulher sobre as possíveis intercorrências como pequeno sangramento intermenstrual durante os primeiros meses de uso da pílula combinada de baixa dosagem.

De acordo com a informação atualmente disponível, a pílula não aumenta o risco para câncer de colo uterino e de mama, porém novos estudos são necessários para se obter conclusões mais precisas. Além disso, existem ainda dúvidas sobre a possível aceleração da evolução de cânceres preexistentes com o uso da pílula.

As minipílulas podem ser usadas por lactantes a partir de seis semanas após o parto. A quantidade e a qualidade do leite materno não são prejudicadas, sendo muito eficazes durante a amamentação.

Veja detalhadamente o fluxograma com informações sobre os anticoncepcionais hormonais orais combinados e minipílula no Protocolo Saúde das Mulheres (página 158).