Dispositivo intrauterino (DIU)

O DIU é um objeto pequeno de plástico flexível, em forma de T, que mede aproximadamente 31 mm, ao qual pode ser adicionado cobre ou hormônios que, inserido na cavidade uterina, exerce função contraceptiva. É um dos métodos de planejamento reprodutivo mais usados em todo o mundo (BRASIL, 2013).

Há basicamente dois tipos e modelos: o DIU com cobre e o DIU que libera hormônio. Clique nas abas para conhecê-los melhor:

DIU com cobre
DIU que libera hormônio

O DIU com cobre é feito de polietileno estéril radiopaco e revestido com filamentos e/ou anéis de cobre, enrolado em sua haste vertical, sendo que o modelo TCu-380 A também tem anéis de cobre em sua haste horizontal. Atualmente, os modelos TCu-380 A e MLCu-375 são os mais usados. O DIU de cobre é o único que está disponível no SUS.

O DIU que libera hormônio, por sua vez, é feito de polietileno e a haste vertical é envolvida por uma cápsula que libera continuamente pequenas quantidades de levonorgestrel. O sistema intrauterino (SIU) de levonorgestrel – LNG-20 é desse tipo.

É um método altamente eficaz, cuja taxa de falha é de 0,6 a 0,8 por cem mulheres, no primeiro ano de uso. Nos anos seguintes, a taxa anual de gravidez é ainda menor. O índice de gestações, expulsão e remoção por motivos médicos diminui a cada ano de uso.