Critérios de elegibilidade dos métodos contraceptivos

A atenção em planejamento reprodutivo implica não só a oferta de métodos e técnicas para a concepção e a anticoncepção, mas também a oferta de informações e acompanhamento, num contexto de escolha livre e informada não só reprodutiva, mas também sexual.

Dessa forma, é primordial o envolvimento tanto da mulher quanto da sua parceria, como forma de propiciar qualidade de vida e de saúde.

Escolhendo o método anticoncepcional ideal

O foco para a escolha de um método anticoncepcional ideal é a escolha livre e informada. Os profissionais de saúde devem transmitir algumas informações importantes na escolha do método mais apropriado para cada pessoa. Clique nas imagens abaixo para conhecê-las:

Os profissionais de saúde devem ofertar informações, aconselhamento, acompanhamento clínico e um leque de opções e métodos e técnicas anticoncepcionais, cientificamente aceitos, que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, para homens, mulheres, adultos e adolescentes, de modo que as pessoas tenham a possibilidade de escolher o método mais apropriado às suas necessidades e circunstâncias de vida (BRASIL, 2013).

Antes da escolha dos métodos, cabe aos profissionais de saúde oferecer as informações e realizar o acompanhamento periódico para verificar se o método está sendo usado corretamente e se houve o aparecimento de algum problema. Devem ser oferecidas informações quanto à eficácia, efeitos secundários, aceitabilidade, disponibilidade, facilidades de uso, reversibilidade e proteção contra IST (FINOTTI, 2015; BRASIL, 2013).