Abordagem da infertilidade na Atenção Básica

A Atenção Básica deve se constituir na porta de entrada para a identificação do casal infértil (BRASIL, 2013). Deve-se iniciar com um acolhimento adequado, seguindo-se para avaliação clínica por meio da anamnese e o exame físico (FEBRASGO, 2011).

Após essa etapa de coleta de dados, cabe, privativamente, aos enfermeiros o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa/família, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, diante dessas respostas (COFEN, 2009).

Clique nos números abaixo para saber quais aspectos devem ser investigados durante a anamnese na abordagem da infertilidade:

A idade, o tempo de infertilidade, antecedentes menstruais, sexuais e obstétricos, além de antecedentes clínicos e cirúrgicos, bem como pesquisar hábitos e meio ambiente e definir o tipo de infertilidade (primária ou secundária).

Também se devem investigar os antecedentes de abortos provocados ou infecção prévia genital e realizar o exame físico geral, bem como a determinação de peso, altura e índice de massa corpórea, e exame ginecológico completo, com exame minucioso das mamas e aparelho genital (FEBRASGO, 2011).

1

2