Principais queixas associadas ao climatério

A avaliação clínica da mulher no climatério deve ser voltada ao seu estado de saúde atual e também pregresso e envolve uma equipe multidisciplinar. A atenção precisa abranger, além da promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência aos sintomas clínicos e possíveis dificuldades dessa fase (BRASIL, 2008).

E lembre-se: o atendimento deve ser feito com escuta qualificada direcionando para o atendimento necessário. Abaixo, clique nas imagens para ver o que mais deve ser observado em cada etapa da avaliação clínica da mulher no climatério:

Na entrevista - Data da última menstruação; uso de métodos anticoncepcionais; tabagismo e história familiar de câncer de mama; última coleta de citopatológico do colo do útero; sangramento genital pós-menopausa; explorar as queixas e outras demandas relacionadas ao ciclo de vida.

No exame físico geral - Realizar exame de acordo com as queixas, comorbidades, riscos relacionados (cardiovasculares e cânceres de mama e colo do útero); avaliar dados vitais e antropométricos (peso e altura para cálculo do IMC e circunferência de cintura); avaliação de risco cardiovascular.

No exame físico específico - Exame ginecológico e mama com coleta e solicitação oportunística* de citopatológico de colo uterino e mamografia, respectivamente, conforme preconizado nos protocolos de prevenção do câncer do colo do útero e mama.

*Quando a usuária procura o serviço de saúde por algum outro motivo e o profissional de saúde aproveita o momento para rastreio.