Terapia hormonal
De acordo com o Ministério da Saúde, alguns riscos estão relacionados com o uso da terapia hormonal, clique nos números abaixo para ver os principais:
-
Risco aumentado de tromboembolismo venoso com uso de estrogênio isolado ou associado à progesterona. Evento raro em mulheres entre 50 e 59 anos.
-
Risco de câncer de mama com o uso de estrogênio associado à progesterona por três a cinco anos, sendo o risco mais elevado com o uso de medroxiprogesterona.
-
Estrogênio: náuseas, distúrbios gastrointestinais (quando utilizados por via oral), sensibilidade mamária, dor de cabeça, retenção de líquido, edema, provável estímulo a leiomiomas e endometriose.
-
Progestágenos: dor nas mamas, cólicas abdominais, alterações de humor, fadiga, depressão, irritabilidade, alterações na pele, ganho de peso, ansiedade e dores generalizadas (BRASIL, 2016, p. 208).
Quanto à terapia hormonal, é importante considerar algumas questões. Clique nas setas abaixo e veja-as.
-
Você já parou para pensar que muitas mulheres podem querer a terapia hormonal em função de desconhecerem outros métodos para aliviar os sintomas?
-
Ninguém melhor que as próprias mulheres para dizerem o que pode dar certo, não é mesmo?
-
Que tal, durante as consultas, perguntar às mulheres quais os seus segredos para lidar com os desconfortos que a menopausa pode trazer? Você pode se surpreender com a criatividade delas.