Atenção às mulheres no climatério
Apesar de não se tratar de um processo patológico, é uma fase da vida permeada por uma série de transformações de ordem física, psicossocial, afetiva, familiar, ocupacional e relativas ao envelhecimento, que muitas vezes repercutem negativamente podendo comprometer a qualidade de vida.
O climatério requer atenção específica com escuta qualificada visando a promoção da saúde, o diagnóstico precoce, o tratamento imediato dos agravos e a prevenção de danos (BRASIL, 2008).
Você já parou para pensar como deve ser para uma mulher vivenciar o climatério perante uma sociedade ocidental capitalista que valoriza tanto a aparência baseada em determinados padrões de beleza e a feminilidade relacionada ao reprodutivo?
Em seu território, qual a proporção de mulheres climatéricas? Os aspectos relativos à atenção às mulheres no climatério têm sido discutidos e valorizados por você e sua equipe?
Conversar com as mulheres a respeito das mudanças no climatério, sobre como se sentem, quais os medos e desafios dessa fase da vida, pode auxiliar você a ter um atendimento mais empático, com maior possibilidade de vínculo.