Aspectos psicossociais da mulher no climatério

Nas culturas que desvalorizam a velhice e cultuam a juventude, que associam a sexualidade feminina diretamente com a presença dos hormônios ovarianos, as reações à menopausa são mais negativas e, consequentemente, podem potencializar um processo mais sintomatológico, causando mal-estar psíquico (BRASIL, 2016).

O(a) enfermeiro(a) precisa ter conhecimento e estar preparado para esclarecer dúvidas e desmistificar as crenças que ainda estão associadas ao climatério, entre elas as que englobam a esfera sexual, pois dificuldades nesse âmbito interferem diretamente no processo de vida feminino.

Os profissionais de saúde podem apoiar a mulher com abordagem motivacional quanto ao estilo de vida saudável, ajudando-a a viver essa fase com mais tranquilidade e a compreender que é um período importante e inevitável na vida, devendo ser encarado como um processo natural, e não como doença (BRASIL, 2008).

Para saber mais sobre esse assunto, você pode acessar o artigo “Sexualidade após a menopausa: situações vivenciadas pela mulher”, Silva e Borges 2012; e “Mulher no Climatério: reflexões sobre desejo sexual, beleza e feminilidade”, de Valença, Nascimento e Germano (2010).