Intoxicações exógenas

Chumbo - saturnismo

As intoxicações por chumbo podem causar danos aos sistemas sanguíneo, digestivo, renal, nervoso central e, em menor extensão, ao sistema nervoso periférico. O contato com os compostos de chumbo pode ocasionar dermatites e úlceras na epiderme. Clique nos botões abaixo e saiba mais.

Intoxicações por chumbo

São comuns as queixas de impotência sexual e diminuição da libido. Hiporexia, epigastralgia, dispepsia, pirose, eructação e orla gengival de Burton, dor abdominal aguda, às vezes confundida com abdômen agudo, podem ser sintomas de intoxicação crônica por chumbo, bem como modificação da frequência e do volume urinário, das características da urina, aparecimento de edema e hipertensão arterial.

Sinais e sintomas na intoxicação crônica: cefaleia, astenia, cansaço fácil, alterações do comportamento (irritabilidade, hostilidade, agressividade, redução da capacidade de controle racional), alterações do estado mental (apatia, obtusidade, hipoexcitabilidade, redução da memória), alteração da habilidade psicomotora, redução da força muscular, dor e parestesia nos membros (BRASIL, 2002, p. 28).

As intoxicações agudas por sais de chumbo são raras e, em geral, acidentais. Caracterizam-se por náuseas, vômitos, às vezes de aspecto leitoso, dores abdominais, gosto metálico e fezes escuras (BRASIL, 2002, p. 28).

Em gráficas que possuem equipamentos obsoletos (linotipos), também pode ocorrer a contaminação por chumbo (BRASIL, 2002, p. 28).