Para aprofundar seu conhecimento sobre PAIR, leia o “Protocolo de Perda Auditiva induzido por Ruído”, publicado pelo Ministério da Saúde em 2006.
Perda auditiva induzida por ruído (PAIR)
O diagnóstico da PAIR só pode ser estabelecido por meio de um conjunto de procedimentos: anamnese clínica e ocupacional, exame físico, avaliação audiológica e, se necessário, outros testes complementares.
A exposição ao ruído, além de perda auditiva, acarreta alterações importantes na qualidade de vida do trabalhador em geral, na medida em que provoca ansiedade, irritabilidade, aumento da pressão arterial, isolamento e perda da autoimagem. No seu conjunto, esses fatores comprometem as relações do indivíduo na família, no trabalho e na sociedade (BRASIL, 2002, p. 24).
Sendo a PAIR, uma patologia que atinge um número cada vez maior de trabalhadores em nossa realidade, e tendo em vista o prejuízo que causa ao processo de comunicação, além das implicações psicossociais que interferem e alteram a qualidade de vida de seu portador, é imprescindível que todos os esforços sejam feitos no sentido de evitar sua instalação.
A PAIR é um comprometimento auditivo neurossensorial sério que, todavia, pode e deve ser prevenido (BRASIL, 2002, p. 24).
Saiba mais
Para aprofundar seu conhecimento sobre PAIR, leia o “Protocolo de Perda Auditiva induzido por Ruído”, publicado pelo Ministério da Saúde em 2006.
Referências
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Políticas de Saúde. Saúde do trabalhador. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2002. 63p. (Cadernos de Atenção Básica. Programa Saúde da Família; 5). Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/... Acesso em: 19 jan. 2017.