Intoxicações exógenas
Agrotóxicos
A exposição humana aos agrotóxicos está relacionada com efeitos agudos e crônicos na saúde. Clique nas abas abaixo e conheça sobre os dois tipos de intoxicação:
X
Manifesta-se por meio de um conjunto de sinais e sintomas que se apresentam minutos ou algumas horas após a exposição de um indivíduo ou de um grupo de pessoas aos agrotóxicos (SILVA et al., 2006).
Intoxicação aguda
X
Resulta da interação nociva das substâncias com o organismo em decorrência da exposição continuada a baixas concentrações que, normalmente, ocorre durante longos períodos de tempo. Manifesta-se por meio de diversas alterações no estado de saúde de um indivíduo, ou de um grupo de pessoas, em que os quadros clínicos são inespecíficos, progressivos de longa evolução e, muitas vezes, irreversíveis. O diagnóstico individual é complexo e, normalmente, sem estabelecimento da causa/efeito, entretanto a associação se estabelece com o adoecimento observado nos grupos expostos (SILVA et al., 2006).
Intoxicação crônica
Dessa maneira, a exposição humana a agrotóxicos constitui um importante problema de saúde pública, a respeito do qual o setor de saúde tem ampliado constantemente sua atuação.