Para aprofundar seu conhecimento sobre PAIR, leia o “Protocolo de Perda Auditiva induzido por Ruído” publicado pelo Ministério da Saúde em 2006.
Perda auditiva induzida por ruído (PAIR)
A perda auditiva induzida por ruído, relacionada ao trabalho, é uma diminuição gradual da acuidade auditiva, decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído. Algumas de suas características são:
É sempre neurossensorial, por causar danos às células do órgão de CORTI.
É irreversível e quase sempre similar bilateralmente.
É passível de não progressão, uma vez cessada a exposição ao ruído intenso (BRASIL, 2002, p. 23).
O ruído é um agente físico universalmente distribuído, estando presente em praticamente todos os ramos de atividade. Clique nos botões abaixo para saber mais sobre o surgimento da doença:
O surgimento da doença está relacionado com o tempo de exposição ao agente agressor, às características físicas do ruído e à suscetibilidade individual.
O surgimento de PAIR pode ser potencializado por exposição concomitante a vibração, a produtos químicos - principalmente os solventes orgânicos e pelo uso de medicação ototóxica.
Se o trabalhador for portador de diabetes, poderá ter elevada sua suscetibilidade ao ruído (BRASIL, 2002, p. 23).
Saiba mais
Para aprofundar seu conhecimento sobre PAIR, leia o “Protocolo de Perda Auditiva induzido por Ruído” publicado pelo Ministério da Saúde em 2006.
Referências
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Políticas de Saúde. Saúde do trabalhador. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2002. 63p. (Cadernos de Atenção Básica. Programa Saúde da Família; 5). Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/... Acesso em: 19 jan. 2017.