Acidentes de trabalho

Acidentes de trabalho com exposição a material biológico

O risco ocupacional pós-exposições a materiais biológicos é variável e depende do tipo de acidente e de outros fatores, como gravidade, tamanho da lesão, presença e volume de sangue envolvido, além das condições clínicas do paciente-fonte e uso correto da profilaxia pós-exposição (CARDO et al., 1997). Clique nos números abaixo para entender a importância do protocolo:

  • O protocolo tem por objetivo estabelecer sistemática de atendimento nos diferentes níveis de complexidade que permita diagnóstico, condutas, medidas preventivas e notificação da exposição a material biológico, prioritariamente na transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV), do vírus da hepatite B (HBV) e do vírus da hepatite C (HCV) (BRASIL, 2006, p. 6).

  • Observar que o protocolo pode ser aplicado a todos os profissionais que possam vir a ter contato com material biológico, não se restringindo apenas aos profissionais de saúde.

    Acidente de trabalho fatal

    É aquele que leva a óbito imediatamente após sua ocorrência ou que venha a ocorrer posteriormente, a qualquer momento, em ambiente hospitalar ou não, desde que a causa básica, intermediária ou imediata da morte, seja decorrente do acidente (BRASIL, 2006b, p. 15).