Intoxicações exógenas
Silicose
Os sintomas normalmente aparecem após longos períodos de exposição, cerca de 10 a 20 anos. É uma doença irreversível, de evolução lenta e progressiva. Clique nas setas abaixo para saber mais sobre a sintomatologia:
-
Sua sintomatologia inicial é discreta - tosse e escarros. Nessa fase não se observa alteração radiográfica. Com o agravamento do quadro, surgem sintomas como dispneia de esforço e astenia. Em fases mais avançadas, pode surgir insuficiência respiratória, com dispneia aos mínimos esforços e até em repouso.
-
O quadro pode evoluir para o cor pulmonale crônico. A forma aguda, conhecida como silicose aguda, é uma doença extremamente rara, estando associada à exposição à alta concentração de poeira de sílica (BRASIL, 2002, p. 22).
O diagnóstico está fundamentado na história clínico-ocupacional, na investigação do local de trabalho, no exame físico e nas alterações encontradas em radiografias de tórax, as quais deverão ser realizadas de acordo com técnica preconizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).