Imunizações

Na Atenção Básica à Saúde, a imunização está entre as ações mais eficientes, fortemente evidenciadas como capazes de proteger a saúde infantil e de impactar a incidência e a prevalência de doenças na infância (BRASIL, 2012).

O Ministério da Saúde juntamente com o Programa Nacional de Imunização vem traçando estratégias permanentes para manter alta a cobertura vacinal no país. No primeiro ano de vida, as crianças recebem uma série de vacinas, sendo a maioria delas injetável.

Com o intuito de diminuir o número de injeções em um mesmo momento, foram desenvolvidas as vacinas combinadas, produtos que, numa única apresentação, contêm um número maior de antígenos capazes de estimular a resposta imunológica contra mais de um agente infeccioso, vírus ou bactéria (BRASIL, 2012). Essa forma de apresentação maximiza a eficiência e o custo-efetividade do PNI, trazendo benefícios como:

  • Facilidade de administração.

  • Redução da dor e do medo das crianças.

  • Diminuição do número de idas aos serviços de saúde, contribuindo para o alcance elevado das coberturas vacinais (BRASIL, 2012).