Aleitamento artificial

O aleitamento artificial deve ser empregado sempre que o aleitamento materno não for possível por alguma das condições citadas como contraindicações.

O Ministério da Saúde preconiza que a melhor opção de aleitamento artificial seja o de leite humano pasteurizado proveniente do Banco de Leite Humano, quando disponível. A utilização de leite de vaca e/ou fórmula infantil deve ser avaliada pelo profissional de saúde. Clique nas imagens para saber mais sobre a administração de leite de vaca para crianças com idade inferior a 1 ano.

Em geral, o leite de vaca não modificado deve ser evitado no primeiro ano de vida em razão do baixo teor e disponibilidade de ferro, que contribui para anemia, desenvolvimento de alergia alimentar, distúrbios hidroeletrolíticos e predisposição futura para excesso de peso e suas complicações (BRASIL, 2009).

Com relação ao leite de vaca e das fórmulas infantis, o profissional deve avaliar as condições financeiras da família e orientar o que for mais adequado para cada caso, de acordo com a respectiva realidade.

  • Para as indicações de fórmulas infantis temos as recomendações da ANVISA, como a disposição do regulamento técnico para fórmulas infantis para lactentes. Clique aqui para acessar a Resolução ANVISA/RDC nº 43, de 19 de setembro de 2011.

  • Para o preparo de leite de vaca, recomenda-se a leitura do texto: “Saúde da Criança: protocolo”, publicado pela Prefeitura de Londrina. Clique aqui para acessar.