São sinais de técnica incorreta de amamentação: bochechas do bebê encovadas durante a sucção; ruídos da língua; mama muito esticada ou deformada durante a mamada.
O apoio à mãe e ao bebê durante o tempo que for necessário para iniciar e manter a amamentação é indispensável. Esse apoio deve contemplar atividades educativas e comportamentais, oferecendo suporte à prática do aleitamento, incentivo à livre demanda das mamadas e orientação sobre os sinais que indicam que o bebê está pronto para mamar (BRASIL, 2012).
Tenha atenção aos sinais de depressão puerperal, pois essa alteração pode se tornar um fator de risco importante para o desmame precoce.
Devem ser avaliados os seguintes itens da técnica de amamentação (clique nos botões):
Características da pega adequada: Mais aréola visível acima da boca do bebê; Boca bem aberta; Lábio inferior virado para fora; Queixo tocando a mama.
Características da posição adequada: Rosto do bebê de frente para a mama (com nariz na altura do mamilo); Corpo do bebê próximo ao da mãe; Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido); Bebê bem apoiado.
Técnica incorreta de amamentação
São sinais de técnica incorreta de amamentação: bochechas do bebê encovadas durante a sucção; ruídos da língua; mama muito esticada ou deformada durante a mamada.
Atenção
Fique atento aos sinais de técnica incorreta de amamentação: bochechas do bebê encovadas durante a sucção; ruídos da língua; mama muito esticada ou deformada durante a mamada.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. 272 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 33). Disponível em: http://189.28.128.100/...caderno_33.pdf. Acesso em: 5 mar. 2014.