Cultura, saúde e sociedade

A preocupação com a saúde definitivamente incorporou-se ao nosso cotidiano. No entanto, ainda hoje, nem sempre todos os problemas de saúde são vistos dentro do sistema formal de cuidado à saúde. Clique nas numerações para continuar a leitura.

  • Medicina alternativa

    Segundo Oliveira (2002), calcula-se que 70% a 90% dos episódios de doença são manejados fora desse sistema, por autocuidado ou busca de formas alternativas de cura, ou seja, o modelo biomédico é apenas um entre tantos sistemas disponíveis no “mercado” da saúde.

  • Fator cultural

    Considerando esses aspectos, os elementos culturais aparecem com força nesse cenário, e para o profissional de saúde, sobretudo aquele inserido na Atenção Básica, o conhecimento e compreensão de tais elementos é fundamental.

Considera-se cultura um amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores e atitudes que modelam uma sociedade, abrangem o que pensamos, fazemos e temos como membros de um grupo social. Envolve aspectos que levam gerações para serem constituídas, impregnando as formas de agir e compreender o mundo dos grupos sociais (MULLER et al., 2008).