CÂMARA, Ana Maria Chagas Sette et al. Percepção do processo saúde-doença: significados e valores da educação em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, jan./mar. 2012.
Muitos estudos revelam que os comportamentos de uma população diante de seus problemas de saúde, incluindo a utilização dos serviços médicos disponíveis, são construídos a partir da percepção de saúde dessa população, a qual se ergue a partir de seu contexto sociocultural.
O conhecimento prévio dessa percepção de saúde da comunidade, que determina o pensar e o agir da população perante o processo saúde-doença, é fundamental para eficiência das ações de assistência e educação em saúde (CAMARA, 2012).
O trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF) requer uma base epidemiológica em que o fenômeno “saúde-doença” deve ser compreendido e revisitado muitas vezes no decorrer da prática. Os profissionais da ESF são atores sociais responsáveis pela democratização do conhecimento do processo saúde-doença.
Referências
CÂMARA, Ana Maria Chagas Sette et al. Percepção do processo saúde-doença: significados e valores da educação em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, jan./mar. 2012.