E o que determina a saúde?
Já está posto pela literatura que a saúde é determinada por diversos fatores, que cada indivíduo pode ter uma forma diferente de compreender a saúde, e isso vai depender também do meio social ao qual o indivíduo está inserido. O trecho citado abaixo exemplifica bem esse conceito.
“A saúde relaciona-se, então, à forma pela qual o sujeito interage com os eventos da vida. Essa forma é construída ao longo da existência, desde a tenra infância” (COELHO; ALMEIDA FILHO, 2003).
Determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, atualmente, um conceito de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Clique nas imagens para saber como cada instituição trabalha esse conceito.
CNDSS
OMS
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS incluem fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, segundo a qual os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham (BUSS; PELLEGRINI FILHO, 2013).