Programa Saúde na Escola com ênfase em sífilis e outras ISTs

Em relação à ação XII, referente à Promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, o parágrafo único do artigo 4º diz textualmente que:

[...] as equipes de Saúde da Família realizarão visitas periódicas e permanentes às escolas participantes do PSE para avaliar as condições de saúde dos educandos, bem como para proporcionar o atendimento à saúde ao longo do ano letivo, de acordo com as necessidades locais de saúde identificadas (BRASIL, 2007).

Essas diretrizes estão em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica (BRASIL, 2006) em relação às atribuições das equipes de Saúde da Família. Clique nas setas abaixo para saber o que os profissionais falam sobre a ESF e a escola:

  • A ESF constitui o serviço de saúde que interage com a escola e que se articula com os demais serviços de saúde.

  • Por isso, sempre que se detecte uma criança, adolescente ou jovem com necessidades ou problemas de saúde, deve-se designar um profissional da equipe de saúde.

  • O acompanhamento e coordenação do cuidado ou plano terapêutico proposto são realizados em conjunto com um representante da comunidade escolar, mobilizando os recursos de saúde e educacionais necessários.

  • É recomendado evitar ou reduzir ao máximo o afastamento dos estudantes de suas atividades escolares normais (PORTUGAL, 2006).