Apoio matricial e equipe de referência

Os novos arranjos assistenciais que resultam em novas práticas assistenciais precisam também de novos padrões de relacionamento profissional. Clique nas imagens para continuar a leitura:

O trabalho burocrático, centrado no indivíduo, poderá comprometer a integralidade das ações em saúde que dependem também das formas de gestão e organização do processo de trabalho.

Essas formas de organização do trabalho em saúde devem ter a transversalidade como base, de modo a garantir o diálogo e ampliação do compromisso profissional com a saúde. É dentro desse contexto que surgem as equipes de referência e o apoio matricial.

Vamos entender primeiramente o que é a equipe de referência e apoio matricial clicando nos botões abaixo:

Equipe de referência
Apoio matricial

A proposta de equipe de referência (equipe de SF) na APS parte do pressuposto de que existe interdependência entre os profissionais. Prioriza a construção de objetivos comuns em um time com uma clientela adscrita bem definida.

O apoio matricial é o profissional ou um conjunto de profissionais que não têm, necessariamente, relação direta e cotidiana com o usuário, mas cujas tarefas serão de prestar apoio às equipes de referência (equipes de SF) (BRASIL, 2010).