Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das DCNT no Brasil
Eixo II – Promoção da Saúde
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que foi instituída em 2007. Veja mais informações sobre o programa, clicando nos botões abaixo (PORTAL DA SAÚDE, 2012; BRASIL, 2016):
I - Tratar a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos.
II - Permitir a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens e à educação em saúde.
III - Promover a articulação de saberes, a participação de alunos, pais, com unidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política.
I - Avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual, auditiva e avaliação psicológica do estudante.
II - Promoção da saúde e da prevenção, que trabalha as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.
III - Educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens.
IV - Monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes.
I - Avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública.
II - Promoção da saúde e de atividades de prevenção.
III - Educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens.
IV - Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes.
V - Monitoramento e avaliação do programa.
Nas próximas páginas, acompanhe o conteúdo sobre o Programa Academia da Saúde.