PORTAL DA SAÚDE. Programa Academia da Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/... . Acesso em: 30 jan. 2017.
Eixo II – Promoção da Saúde
O Programa Academia da Saúde foi instituído pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 719, de 7 de abril de 2011. Clique nas imagens abaixo e confira os objetivos e temas prioritários do programa.
O programa objetiva contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população, por meio de construção de espaços físicos para o desenvolvimento de ações de atividade física, lazer e modos de vida saudáveis por profissionais de saúde em conjunto com a comunidade.
Entre os temas prioritários do programa estão: orientação para a prática de atividade física e alimentação saudável; desenvolvimento das práticas corporais, incluindo tai chi chuan, yoga, lian gong e oficinas de arte e dança, abordando temas da promoção da saúde e prevenção das DCNT.
Para sua implementação, foram lançadas as Portarias nº 1.401, de 15 de junho de 2011 e a Portaria nº 1.402, de 15 de junho de 2011. Veja informações sobre as atividades do programa, clicando nos números abaixo:
Desde o lançamento do programa até janeiro de 2016, 3.781 polos foram habilitados para construção, realizando curso EAD de Promoção da Saúde com enfoque no Programa Academia da Saúde com mais de três mil profissionais capacitados.
Também foram realizados estudos de avaliação da efetividade de programas de promoção das práticas corporais/atividade física dos municípios.
Os resultados preliminares do estudo sobre o Academia da Saúde de Pernambuco apontaram que o programa estimula a prática de atividade física, principalmente em populações mais pobres, mulheres e idosos.
Referências
PORTAL DA SAÚDE. Programa Academia da Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/... . Acesso em: 30 jan. 2017.