Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das DCNT no Brasil

Eixo III – Cuidado Integral das DCNT

O aumento do número de portadores de DCNT nos últimos 30 anos exigiram respostas mais adequadas do SUS para o cuidado integral das pessoas com doenças crônicas. Assim, destacamos os principais pontos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) para o cuidado integral das DCNT no quadro abaixo (PORTAL DA SAÚDE, 2012):

PMAQ

Objetivo

Realizar a atenção, de forma integral, aos usuários com doenças crônicas, em todos os pontos de atenção, realizando ações de promoção, proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Dimensões avaliadas

Equipamentos, materiais e insumos, medicações, exames laboratoriais, cadastro de grupos prioritários, estratificação de risco, acompanhamento dos grupos prioritários, fluxos e referências para as doenças crônicas, modelo de cuidado às pessoas com doenças crônicas e processo de trabalho das equipes de atenção básica.

Atividades desenvolvidas

Construção de novas unidades, reformas, aumento de repasse financeiro, construção de protocolos, implantação do e-SUS etc.