Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das DCNT no Brasil

Eixo I – Vigilância, Informação, Avaliação e Monitoramento

O Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis por Inquérito Telefônico, também conhecido como Vigitel, acontece em todo o território nacional anualmente.

  • O Vigitel é feito em parceria com o Ministério da Saúde e com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde – NUPENS da Universidade de São Paulo.

  • Objetiva monitorar por inquérito telefônico a frequência e a distribuição dos principais determinantes das DCNT em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Clique nas abas abaixo para ver mais informações sobre o Vigitel:

Periodicidade
Metodologia
Indicadores

Implantado em 2006, inquérito realizado anualmente. O Vigitel tem sido utilizado para monitorar o alcance das metas do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022, a partir de sua linha de base em 2010.

Realizado por meio de entrevistas telefônicas, em amostra probabilística de indivíduos adultos (18 anos e mais de idade) que possuem linha telefônica fixa no domicílio. Atualmente está sendo realizada a coleta de dados referentes ao ano de 2016.

Hábitos de alimentação, tabagismo, prática de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas, entre outros; permitindo monitorar os comportamentos saudáveis e avaliar o desempenho das ações de promoção da saúde.