Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das DCNT no Brasil
Eixo II – Promoção da Saúde
Partindo dos cinco amplos campos de ação vistos na página anterior, destacaremos as principais ações e programas para a Promoção de Saúde no enfrentamento das DCNT. Veja abaixo uma lista das ações que serão apresentadas com mais detalhes a seguir:
PNPS - Política Nacional de Promoção da Saúde.
PSE - Programa Saúde na Escola.
Programa Academia da Saúde.
A Política Nacional de Promoção da Saúde foi aprovada em 2006 e revisada em 2014, por meio de um processo amplo, democrático e participativo (Portaria nº 2.446, de 11 de novembro de 2014) (BRASIL, 2014). Clique nos botões abaixo para ver mais informações sobre esta política:
Promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidade e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.
Formação e educação permanente, alimentação adequada e saudável, práticas corporais e atividades físicas, enfrentamento ao uso do tabaco e de seus derivados, enfrentamento do uso abusivo de álcool e de outras drogas, promoção da mobilidade segura, promoção da cultura da paz e dos direitos humanos, promoção do desenvolvimento sustentável.
Foram direcionados recursos para fomento de experiências em estados e municípios e para estudos de efetividade de programas de promoção das práticas corporais/atividade física nos municípios. Além disso, foram realizadas campanhas nacionais de mobilização para a prática de atividade física.