-
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2015a. 176 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/.... Acesso em: 16 maio 2017.
Clicando nos quadros abaixo você pode observar os principais subsistemas de informação do PNI (BRASIL, 2015):
A esse conjunto de subsistemas denominou-se o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Contudo, a fragmentação das informações geradas por esses subsistemas e as limitações do ponto de vista tecnológico e inerentes ao mecanismo de coleta de dados geraram a necessidade de adaptações para acompanhar o avanço tecnológico e melhor responder às necessidades de informações do PNI.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2015a. 176 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/.... Acesso em: 16 maio 2017.
Sistema de Informação de Avaliação do Programa de Imunizações em Ambiente Web (Apiweb)
Esta é uma versão do SI-API adaptada ao ambiente web. Segue a mesma lógica de coleta de dados da versão em DOS. Permite gerenciar doses aplicadas por tipo de imunobiológico, faixa etária e local de ocorrência da vacinação. É utilizado como sistema de transição entre o SI-API DOS e o SI-PNI (registro nominal).
Sistema de Informação sobre Estoque e Distribuição de Imunobiológicos (EDI)
Este sistema foi desenvolvido em ambiente DOS e linguagem Clipper, sendo recentemente substituído pelo Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES). Permite gerenciar o estoque e a distribuição dos imunobiológicos em âmbito federal, estadual, regional e municipal até a sala de vacina. A implantação do SIES encontra-se em fase de expansão no país.
Sistema de Informação de Eventos Adversos Pós-Vacinação (SI-EAPV)
Desenvolvido em ambiente Windows em linguagem de programação Delphi, este sistema permitiu o acompanhamento dos eventos supostamente atribuídos à vacinação (por tipo de vacina) e os lotes de vacina utilizados. A digitação dos dados no SI-EAPV era feita em âmbito estadual.
Sistema de Informação de Apuração dos Imunobiológicos Utilizados (SI-AIU)
Desenvolvido em Windows em linguagem de programação Delphi, este sistema permitiu o gerenciamento das doses utilizadas e aplicadas e das perdas físicas e técnicas dos produtos constantes da lista de imunobiológicos utilizados no PNI.
Sistema de Informações dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (SI-CRIE)
Desenvolvido em ambiente Windows em linguagem de programação Delphi, este sistema foi criado para registrar os atendimentos dos usuários dos CRIE por tipo de imunobiológico e pelos motivos da indicação.