Censo vacinal e vigilância das coberturas de vacina

Sobre a proposta de vigilância de coberturas vacinais, ressalta-se que é necessária para esclarecer as distorções dessas coberturas apresentadas pelos municípios.

Podemos ver isso nos problemas com denominadores e numeradores, como o registro e/ou não da vacinação, valores inconsistentes, diferenças de cobertura de vacinação em vacinas de três doses na mesma população.

Portanto, o trabalho de monitoramento, ou seja, o acompanhamento sistemático da situação de forma ‘rotineira’, como observação do comportamento dos registros de doses, revisão dos registros nos boletins de doses aplicadas, as taxas de abandono de vacinação, entre outras, têm como objetivo conhecer os padrões de comportamento e intervir oportunamente. Todos os fatores descritos sustentam a recomendação de investir na vigilância e monitoramento das coberturas vacinais de modo a fornecer subsídios para avaliação por parte dos gestores, clique nos números para ver mais vantagens:

  • Esse processo visa, primariamente, fortalecer os sistemas de informação como mecanismos indispensáveis na produção de um indicador que oriente uma adequada tomada de decisão.

  • Informações de qualidade produzem indicadores de qualidade e, consequentemente, tornam-se ferramentas fundamentais para o planejamento e a programação adequada das ações.