Leia o Caderno Gerencial Nº 2 - Reunião como Ferramenta Gerencial publicado pelo Gespública e conheça estratégias de planejamento, mediação e finalização de reuniões.
Processos gerais de gerenciamento
Vejamos um exemplo da aplicação do Ciclo PDCA na implantação das ações da PAS relacionadas à prevenção e controle da hanseníase. Clique nas letras da figura abaixo para acompanhar o exemplo.
Ao analisar o cenário sanitário, foi definido que haveria um dia de campanha anual para detecção de casos de hanseníase e durante a mesma capacitar médicos(as), enfermeiro(as) e agentes comunitários de saúde (ACS).
Durante a campanha, foram capacitadas todas as categorias profissionais das equipes de Saúde da Família e de unidades básicas.
O número de casos detectados nas campanhas foi comparado com o número de casos novos estimados para o ano e verificou-se que durante as campanhas foram detectados 60% do total de casos estimados para o ano. Através da lista de frequência, identificou-se, ainda, que no primeiro semestre 90 profissionais compareceram ao treinamento durante as campanhas, de um total esperado de 170.
Após reunião de monitoramento com a área técnica, concluiu-se que os casos estimados para o ano estavam subestimados, demandando revisão da meta de descoberta de casos novos. Ampliou-se, ainda, para 3 o número de campanhas previstas. E realizou-se diagnóstico junto aos profissionais para identificar as causas das ausências, sendo identificado que os profissionais estavam encontrando dificuldade de liberação para participação. Com essa informação, fez-se um processo de sensibilização junto aos gestores das unidades de saúde.
Saiba mais
Leia o Caderno Gerencial Nº 2 - Reunião como Ferramenta Gerencial publicado pelo Gespública e conheça estratégias de planejamento, mediação e finalização de reuniões.
Referências
Adaptado de: MINAS GERAIS. Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde: oficina 9: monitoramento e melhoria contínua de processos: guia do tutor/facilitador. Belo Horizonte: ESPMG, 2010. 100 p. Disponível em: http://www.esp.mg.gov.br/....
Atribuições do pregoeiro estão previstas no Decreto 3.555/2000
I – o credenciamento dos interessados;
II – o recebimento dos envelopes das propostas de preços e da documentação de habilitação;
III – a abertura dos envelopes das propostas de preços, o seu exame e a classificação dosproponentes;
IV – a condução dos procedimentos relativos aos lances e à escolha da proposta ou do lance de menor preço;
V – a adjudicação da proposta de menor preço;
VI – a elaboração de ata;
VII – a condução dos trabalhos da equipe de apoio;
VIII – o recebimento, o exame e a decisão sobre a admissibilidade dos recursos;
IX – o encaminhamento do processo devidamente instruído, após a adjudicação, à autoridade. (Art. 9º, do Decreto Federal n.º 3.555/2000).