Monitoramento de indicadores de saúde

Podemos afirmar que os indicadores representam uma das principais ferramentas para os processos de monitoramento e avaliação (BRASIL, 2010). Vamos falar mais sobre eles!

[...] indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde (BRASIL, 2010).

A definição de indicadores e seus respectivos parâmetros permite às equipes gerenciais, dirigentes, políticos e cidadãos conhecer, opinar e decidir acerca dos múltiplos e complexos arranjos da saúde com enfoque no gerenciamento da qualidade. Portanto, podemos afirmar que os indicadores de saúde representam uma das principais ferramentas para os processos de monitoramento e avaliação. Leia acerca das funções básicas dos indicadores clicando nas abas abaixo.

Explicita informação sobre uma determinada realidade, situação social ou ação pública. Ex.: quantidade de internações hospitalares.

Também chamada avaliativa, implica em agregar informação de juízo de valor à situação em foco, a fim de avaliar a importância relativa de determinado problema ou verificar a adequação do desempenho de um Programa. Ex.: número de internações hospitalares por complicações da hipertensão arterial em relação ao número total de internações (BRASIL, 2010).