Interfaces do monitoramento e avaliação com os instrumentos de gestão do SUS

Processos gerais de gerenciamento

O apoio acontece no momento do encontro entre trabalhadores. É no próprio encontro que podemos afetar uns aos outros, construir espaços de trocas, de ações e de conceitos. Clique nos números para ler sobre outras estratégias de apoio.

  • Por isso, precisamos cuidar da construção dos encontros. Quando chamamos uma reunião, por exemplo, temos que convidar a inventividade e não a reclamação, pois é difícil uma equipe sair bem de um “tsunami” de reclamações ou de uma reunião que não produz consequências de algum tipo.

  • As oficinas de planejamento, os espaços de monitoramento e avaliação, os encontros no corredor são todos espaços de desenvolvimento da função de apoio. Todo gestor deve ter dentro de suas funções o papel de apoiador. Na realidade, todos os trabalhadores da saúde têm a função apoiadora como uma possibilidade entre suas ofertas.

Todavia, especialmente os profissionais responsáveis pela função de planejamento nas diversas esferas de gestão precisam ser capazes de dar voz à gestão que acontece no cotidiano, favorecendo a produção de um movimento único em direção aos objetivos definidos.