Monitoramento de indicadores de saúde

Já vimos que, para um processo de gestão eficiente, é fundamental acompanhar e avaliar periodicamente objetivos, metas, ações, programas etc., e os resultados alcançados até o momento. Entretanto, na gestão voltada para a qualidade isso não basta.

Faz-se necessário saber como fazer, quanto fazer, quando fazer, com o que fazer e fazer acontecer. Portanto, abordaremos aspectos metodológicos relacionados ao monitoramento de indicadores de saúde.

De que forma você conduziria as reuniões de gerenciamento e o que seria acompanhado exatamente? Você saberia como implementar um processo de monitoramento? Quais etapas seguir? Quais ferramentas você utilizaria para medir os alcances?

Como visto anteriormente, considerando a importância, magnitude e custos das ações de saúde para o país, são fundamentais a construção e a ampla utilização de medidas de desempenho que expressem o grau de alcance das metas e objetivos estabelecidos. Assim, os indicadores de saúde foram desenvolvidos para facilitar a quantificação e a avaliação das informações produzidas.