Interfaces do monitoramento e avaliação com os instrumentos de gestão do SUS

Instrumentos de gestão do SUS

Clique nas setas e acompanhe a reflexão acerca dos instrumentos de gestão do SUS.

  • Já que o PS engloba quatro anos, seria correto pensarmos que os mecanismos de monitoramento e avaliação devem ser definidos a priori, mas que a implementação deva ocorrer no quarto ano de execução? Ou seja, ao final da execução do Plano, para sabermos se as intervenções foram bem-sucedidas.

  • Se esse raciocínio fosse considerado correto, estaríamos fortalecendo a ideia de que os processos avaliativos devem ocorrer somente com a finalização das intervenções e que só avaliamos para atribuir um julgamento de valor.

  • Entretanto, monitoramos e avaliamos em processo para podermos identificar problemas durante a execução do plano, controlar prazos e tomar decisões no tempo oportuno.

  • Se fizermos isso somente ao final, não haverá tempo para corrigir os rumos das ações, e não teremos realizado a função gestora fundamental, que é tomar decisões assertivas e efetivas.

  • Portanto, não é correto pensar que a implementação de mecanismos de monitoramento e avaliação devem ocorrer somente no quarto ano de execução do PS, mas sim em processo.

  • Mas então, como estabelecer um processo de monitoramento e avaliação focado nos instrumentos de planejamento do SUS? Como gerir toda essa informação?

Bom, por mais que tenhamos um PS e PAS bem estruturados, elaborados de forma participativa, contemplando de forma efetiva as necessidades de saúde, ainda corremos grande risco de fracasso caso não seja pensada a forma como se dará o gerenciamento da implementação de ambos. Clique nos números abaixo e continue a leitura sobre gerenciamento.

Gerenciar significa justamente monitorar a realização das ações ou modifica-las, se necessário.

Trata-se de um passo fundamental, dada a dinamicidade do cotidiano e da diversidade de atores envolvidos nos processos de trabalho. Assim, é indispensável definir processos e instrumentos de gerenciamento.