Conceitos e contextualização histórica

Surgimento da avaliação e do monitoramento no campo da saúde

Clique nos anos da linha do tempo e conheça as gerações da avaliação em saúde.

  • 1910-1930 - 1ª geração

    Técnico que precisa saber construir e usar os instrumentos para medir os fenômenos/intervenções estudados.

  • 1930-1967 - 2ª geração

    Identificar e descrever os programas, compreender sua estrutura, forças e fragilidades para ver se é possível atingir os resultados esperados e fazer as devidas recomendações para sua implementação.

  • 1967-1980 - 3ª geração

    Apresenta como competência fundamental do avaliador a institucionalização das práticas avaliativas. Caracterizada pela emergência das iniciativas de profissionalização, evidenciadas pelo número crescente das publicações específicas, emergência das associações de avaliadores internacionais e dos padrões de qualidade. É apoiada no julgamento de mérito e do valor de uma intervenção para ajudar na tomada das melhores decisões.

  • 1980-hoje - 5ª geração

    Não excludente dos referenciais anteriores, mas a avaliação torna-se ela mesma inclusiva e participativa, um processo de negociação entre os atores envolvidos na intervenção em que o pesquisador-avaliador também se coloca como parte e não apenas juiz.

Hartz (1997) apresenta, ainda, a concepção emancipadora da avaliação com uma 5ª geração. Esta combina características das anteriores, mas implica a vontade explícita de aumentar o poder dos participantes graças ao processo de avaliação.