Caracterização de monitoramento e avaliação
O ato de avaliar (atribuir juízo de valor) é inerente tanto ao processo de monitoramento quanto ao de avaliação.
O monitoramento acompanha no tempo o desenvolvimento de determinadas atividades e formula hipóteses a respeito. A avaliação aprofunda a compreensão sobre esse desenvolvimento, investigando as hipóteses geradas pelo monitoramento acerca das diferenças observadas entre planejado e executado (implementação) ou alcançado (resultado ou impacto).
Clique nos números abaixo e veja se a situação hipotética apresentada anteriormente se enquadraria como monitoramento ou avaliação.
Dessa forma, podemos afirmar que o processo descrito na situação hipotética da coordenação de saúde mental caracteriza-se como monitoramento, uma vez que não se utiliza de métodos complexos para atribuição de juízo de valor sobre as ações ou programa ou plano, nem visa aprofundar a compreensão da situação para classificar a efetividade das intervenções.
Na situação descrita, o foco é o acompanhamento sistemático e rotineiro de ações, metas e procedimentos relacionados ao alcance de objetivos macro, considerada sua temporalidade rotineira.