Monitoramento de indicadores de saúde

Metodologia para monitorar indicadores

Clique nos números abaixo e veja o que ocorre em cada etapa do acompanhamento de indicadores citada anteriormente.

Observar os resultados do indicador para o território proposto (o estado, uma regional, um município, um bairro etc.):

Este resultado está adequado? Era o esperado? Está abaixo ou acima do esperado? Para responder estas perguntas é necessário comparar com metas e/ou parâmetros. As metas são os resultados esperados estabelecidos segundo um determinado propósito e contexto.

Observar a evolução dos resultados ao longo de um período de tempo (série histórica):

Qual é a tendência? Os resultados tendem a melhorar, piorar ou se mantém estáveis? Esperava-se alguma modificação nesta tendência? Como se explicaria o resultado? A busca destas respostas sempre nos leva a examinar a estrutura e os processos.

Comparar os resultados com os outros estados, outras regionais, outros municípios e com o Brasil:

  • Estado: os resultados em seu estado estão diferentes ou parecidos dos resultados de outros estados? Existe similitude de resultados por região do Brasil? E como está a média brasileira? Como se poderiam explicar as similitudes ou diferenças?

  • Regionais: podem comparar-se com outras regionais.

  • Municípios: podem comparar-se com outros municípios de mesmo porte ou de semelhantes características.

Desagregar os resultados, por territórios menores:

  • Estado: como se comportam os resultados nas diferentes regionais do estado? Existem variações? O resultado estadual (uma média) mascara as variações regionais?

  • Regionais: como se comportam os resultados nos diferentes municípios da regional? Existem variações? O resultado da regional (uma média) encobrirá as variações entre os municípios? É possível comparar-se municípios de diferentes tamanhos e características?

  • Municípios: como se comportam os resultados nas diversas regiões/bairros do município? Existem variações? O resultado do município (uma média) mascara as variações entre as regiões do município?