Conceitos e contextualização histórica

Surgimento da avaliação e do monitoramento no campo da saúde

A avaliação é uma atividade tão velha quanto o mundo, banal e inerente ao próprio processo de aprendizagem (CONTANDRIOPOULOS et al., 1997, p. 29).

No campo da saúde, a avaliação surge vinculada aos avanços da epidemiologia e da estatística, a partir de testes de utilidade de diversas intervenções, particularmente direcionadas ao controle das doenças infecciosas e ao desenvolvimento dos primeiros sistemas de informação que orientassem as políticas sanitárias nos países desenvolvidos (HARTZ, 2009).

Para delimitar as principais tendências norteadoras da avaliação, a trajetória é organizada em gerações. Clique nos números abaixo para continuar a leitura.

O surgimento dessas gerações marca mudanças teórico-conceituais substanciais que se fizeram e ainda se fazem necessárias na conformação e legitimação do campo da avaliação (CRUZ; REIS, 2011).

O período pós-Segunda Guerra Mundial marca a avaliação como um processo social, formal e sistemático focado no esforço para legitimar e institucionalizar uma prática consistente de julgamento do sucesso das políticas públicas implementadas e, sobretudo, para a prestação de contas (CRUZ; REIS, 2011).