Interfaces do monitoramento e avaliação com os instrumentos de gestão do SUS

Processos gerais de gerenciamento

O PDCA representa uma ferramenta potente para a gestão, e sugere-se que seja difundida entre as equipes, de modo que seja utilizada como referência para as atividades de monitoramento e avaliação. A seguir, veja atividades básicas inerentes ao gerenciamento do Plano de Saúde e instrumentos derivados clicando nos itens abaixo.

Definição de uma comissão responsável pelo gerenciamento do PS: geralmente os setores de planejamento das secretarias de saúde assumem esse processo.

Difusão do PS em todas as áreas técnicas: é comum as secretarias trabalharem a divulgação do Plano somente internamente, para os técnicos que atuam na gestão. É fundamental que o PS chegue às equipes da ponta dos serviços para que todos atuem em prol dos mesmos objetivos.

Definição de cronograma de reuniões de gerenciamento: a ideia é definir a periodicidade com que os objetivos, metas, ações e indicadores serão acompanhados. Assim, os responsáveis e corresponsáveis pela execução programam-se para prestar contas do status do plano. É uma estratégia de responsabilização dos atores envolvidos. É ideal pensar em periodicidade rotineira para o monitoramento frequente e periodicidade mais elástica para encontros avaliativos, que se aprofundam nas causas dos problemas da execução do PS e promovem mudanças mais profundas.

Definição da forma de exibição dos indicadores de acompanhamento: painéis, gráficos, tabelas, ou outra forma.

Definição de encaminhamentos após as reuniões de gerenciamento: é necessário planejar os encontros para que sejam produtivos. Suponhamos que seja convocada uma reunião que tem como objetivo monitorar as ações da PAS. Nesta reunião é identificado que o comparecimento dos profissionais de saúde às capacitações planejadas está 50% abaixo do esperado para o período. O que se espera é que ao final da reunião seja definida à medida que será adotada para corrigir ou ajustar o problema identificado.

Levantar as possíveis causas do problema e traçar um plano de ação que ataque essas causas é, em síntese, o que representa um direcionamento gerencial e o uso do planejamento como instrumento vivo de gestão (BAHIA, 2009).