Conceitos e contextualização histórica

Caracterização de monitoramento e avaliação

Com base nos dados apresentados na página anterior, em sua opinião, o processo descrito tem características de monitoramento ou de avaliação? Antes de responder a essa pergunta, vejamos a seguir o que caracteriza e diferencia esses processos (CRUZ; REIS, 2011; CONASS, 2016; CARVALHO et al., 2012). Clique nas abas para conhecê-los.

Acompanhamento rotineiro de informações relevantes. Propõe-se a verificar a existência de mudanças, mas não suas razões a fundo. É um processo sistemático e contínuo de acompanhamento de indicadores de saúde, visando a obtenção de informações, em tempo oportuno, para subsidiar a tomada de decisão, redução de problema e correção de rumos. Em suma, o monitoramento verifica a realização das atividades e o alcance dos efeitos da intervenção.

A avaliação expande as medidas e a verificação do monitoramento para determinar valores e méritos de programas e políticas. O monitoramento verifica. A avaliação amplia a compreensão sobre o avaliado. Ambos diferenciam-se pela complexidade das análises que realizam. A avaliação requer maior rigor no uso de procedimentos metodológicos, na busca de evidências com credibilidade para fazer-se um julgamento da intervenção.

Conforme o CONASS (2016), pode-se afirmar que o monitoramento e avaliação são faces, complementares entre si, de um mesmo processo.