-
Você pode aprofundar seu conhecimento sobre vigilância da hanseníase lendo o artigo “Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde pública”, publicado pelo Ministério da Saúde em 2016. Clique aqui e acesse.
Para o acompanhamento e seguimento da evolução clínica dos doentes, o Sinan possui como instrumento de monitoramento o Boletim de Acompanhamento de Hanseníase, que demanda a atualização dos dados de acompanhamento pelas unidades de saúde.
O Boletim de Acompanhamento deve conter informações relativas ao monitoramento do número de contatos domiciliares registrados e examinados no primeiro ano após o diagnóstico do caso índice (BRASIL, 2016).
Desta forma, a Ficha de Notificação/Investigação e o Boletim de Acompanhamento são essenciais para a composição e a atualização dos indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase, os quais subsidiam as avaliações das intervenções e embasam o planejamento de novas ações (BRASIL, 2016).
Apesar do crescente número de pesquisas relacionadas à hanseníase, seu avanço continua lento e complicado. Entenda mais a este respeito clicando aqui.
Saiba mais
Você pode aprofundar seu conhecimento sobre vigilância da hanseníase lendo o artigo “Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde pública”, publicado pelo Ministério da Saúde em 2016. Clique aqui e acesse.
Pesquisas na Área
Embora tenha-se observado um crescimento progressivo do número de pesquisas relacionadas à hanseníase, esta continua sendo bastante prevalente no Brasil, talvez, pela incapacidade de se obter uma cultura para o Mycobacterium leprae, o que faz com que os avanços científicos relacionados à doença sejam morosos, aliado à sua multiplicação lenta (11 a 16 dias) e afinidade por células de Schwann que são incapazes de degradar o bacilo, oferecendo-o ainda proteção antigênica (HAGGE et al., 2002).
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública: manual técnico-operacional. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016b. 58 p. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/. Acesso em: 14 ago. 2017.
HAGGE, D.A. et al. A new model for studying the effects of Mycobacterium leprae on Schwann cell and neuron interactions. J Infect Dis., v. 186, n. 9, p. 1283-96, nov. 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016. Define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016c. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/. Acesso em: 14 ago. 2017.