Aspectos epidemiológicos da hanseníase no Brasil

Pensando nas consequências do estigma da hanseníase e no preconceito sofrido por Floriano e seus colegas, considere:

Com quais outras formas a equipe de saúde pode auxiliar na diminuição do sofrimento desses indivíduos e no preconceito decorrente dessa doença?

Leia a respeito da importância da equipe de saúde no cuidado do paciente portador da hanseníase clicando nas numerações:

Como se pode perceber, a exclusão, o medo, o preconceito e a discriminação se encontram enraizados na construção social da hanseníase e são fatores que nos dias atuais dificultam o portador no enfrentamento da doença e no convívio com os demais. É necessário que a equipe de saúde resgate sua autoestima, recupere seus vínculos e o reintegre na sociedade.

Acredita-se ser de fundamental importância um cuidado especial por parte dos profissionais de saúde para que os indivíduos possam ultrapassar esse delicado momento de suas vidas e consigam vencer a difícil trajetória que se inicia desde o diagnóstico, podendo estender-se após a cura (BAIALARDI, 2007). Além disso, a equipe de saúde deve estar capacitada não somente para a realização das atividades básicas de controle da hanseníase, mas também para o desenvolvimento de atividades educativas.

É imprescindível o desenvolvimento de atividades educativas voltadas aos portadores de hanseníase e seus familiares, a fim de proporcionar um equilíbrio na convivência familiar e social da pessoa com hanseníase, pois se percebe muitas vezes que a família transparece uma grande preocupação por falta de conhecimento da doença, o que a leva a isolar o doente por medo, principalmente da contaminação e, consequentemente, do agravamento da doença (NUNES; OLIVEIRA; VIEIRA, 2008).