Imunização

Entre as medidas de prevenção primária, a mais específica para qualquer agravo infeccioso é a imunização ativa artificial, por exemplo, a vacinação.

Para a hanseníase, apesar dos sucessivos esforços de diferentes grupos, ainda não se dispõe de vacinas que protejam de forma eficaz contra a hanseníase para utilização maciça (GONÇALVES, 1987).

Os esforços realizados para se desenvolver vacinas contra a hanseníase encontram como principal obstáculo à impossibilidade de cultivar Mycobacterium leprae in vitro.

Por meio da infecção e crescimento de M. leprae em tatus e primatas, tem sido possível desenvolver algumas vacinas de M. leprae desativados associados com a BCG, que estão sendo avaliadas na Venezuela, Malaui e Índia.