Climatério e menopausa

O climatério é definido pela OMS como uma fase biológica da vida e não um processo patológico, que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. O climatério é uma fase biológica e um período de mudanças psicossociais, de ordem afetiva, sexual, familiar, ocupacional, que podem afetar a forma como ela vive este momento.

A menopausa é um marco do climatério, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência, e acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade (BRASIL, 2016).

Pela história, múltiplas condições físicas e mentais foram atribuídas à menopausa. A crença de que distúrbios do comportamento estavam relacionados com as manifestações do trato reprodutivo, embora muito antiga, persistiu em nossos tempos.

Dados atuais têm mostrado que o aumento dos sintomas e problemas da mulher nesse período reflete circunstâncias sociais e pessoais e não somente eventos endócrinos do climatério e menopausa.