ISTs e HIV/Aids

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) estão entre os problemas de saúde pública mais frequentes, sendo atualmente consideradas como principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV:

A ocorrência das infecções sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV acarreta em grandes consequências para o exercício da sexualidade e da reprodução e produz muitos desafios e desdobramentos para a área da saúde reprodutiva e sexual (BRASIL, 2010).

Clique nos números abaixo para saber um pouco mais sobre as ocorrências dessas doenças:

  • Algumas ISTs, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até mesmo para a morte.

  • Embora não haja ainda a cura para a infecção pelo HIV, é possível controlar essa infecção por meio de ações que promovem a prevenção primária e pelo diagnóstico precoce e terapia adequada da pessoa portadora.

  • A Aids hoje atinge a todos os grupos sociais, independentemente de classe, sexo, raça ou etnia, orientação sexual e faixa etária. Isso significa que estamos todos e todas vulneráveis ao HIV/Aids (BRASIL, 2006).

    Dessa forma, é fundamental estimular a prática da dupla proteção, com a prevenção simultânea das ISTs/HIV/Aids e da gravidez indesejada (BRASIL, 2010).