Grupos de promoção à saúde para portadores de HAS e DM, grupo de atividade física, grupo de saúde mental, grupo de trabalhos manuais, grupo de tabagismo e grupo de reabilitação.
Programação e planejamento
Clique nos itens da lista abaixo para visualizar algumas estratégias que podem ser utilizadas nas ações de saúde do adulto.
Atividades de grupo para a população adulta;
Atividades de sala de espera;
Visita domiciliar.
É importante conhecer as metas pactuadas em seu estado e município relativas à Saúde do Adulto, as ações programáticas da Atenção Básica ampliada e identificar a necessidade da articulação com a organização do serviço local.
Além disso, não esqueça que a programação objetiva atender as necessidades da população!
Atividades de grupo para a população adulta
Grupos de promoção à saúde para portadores de HAS e DM, grupo de atividade física, grupo de saúde mental, grupo de trabalhos manuais, grupo de tabagismo e grupo de reabilitação.
Atividades de sala de espera
É um espaço que possibilita práticas pontuais de educação em saúde e troca de informações.
Visita domiciliar
Priorizar portadores de doenças crônicas com limitação física, egressos de hospital com condição incapacitante, usuários em fase terminal, portadores de doença mental com limitação de acesso à UBS, abordagem familiar, busca ativa de marcadores do Siab/Sisab ou de doenças de notificação compulsória.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Básica . - 2. ed. rev. - Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 195 p. : il. - (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 21).