Organização do processo de trabalho

Programação e planejamento

Uma vez identificada as prioridades locais, é necessária a realização da programação e planejamento da equipe. Leia sobre a importância da programação, clicando nas abas:

A programação é tida como uma etapa das ações que envolvem o planejamento.

Deverá propor intervenções de saúde a fim de considerar todas as particularidades locais: sociais, econômicas, modo de vida, organização populacional etc.

Um bom começo para busca dessas informações são os Sistemas de Informações de Saúde, já que permitem subsidiar o planejamento das ações e a tomada de decisão a partir das informações neles contidas. Clique nas abas abaixo e conheça outros aspectos importantes.

Protocolos
Intersetorialidade

Na programação é fundamental o uso de protocolos assistenciais que prevejam ações para promover, prevenir, recuperar e reabilitar, voltadas aos problemas mais frequentes da população. Esses protocolos devem indicar a continuidade da atenção, sob a lógica da regionalização (BRASIL, 2008).

A intersetorialidade é uma estratégia de grande importância na busca da integralidade da atenção, assim como garantir a constituição de canais e espaços que promovam a efetiva participação da população e o controle social (BRASIL, 2008).